RÁDIOS

ECONOMIA

Efeitos da crise em outubro recaíram sobre carros

Essa atividade mostrou queda de 19,9% nas vendas em outubro

Por Redação
16/12/2008 • 09h50
Compartilhar

Os únicos sinais dos efeitos da crise internacional sobre as vendas do varejo em outubro estiveram concentrados no segmento de veículos e motos, partes e peças, observou o técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira. Essa atividade, que faz parte do chamado comércio varejista ampliado (que inclui também o segmento de construção), mostrou queda de 19,9% nas vendas em outubro ante setembro e recuo de 7,3% ante outubro do ano passado.

Segundo Pereira, essas quedas refletem a desconfiança do consumidor diante da crise, além da redução nos prazos de financiamento por causa da menor disponibilidade de crédito para o setor. No entanto, ele ressaltou que, com as recentes medidas governamentais de redução do IPI para automóveis, é possível que o resultado negativo seja revertido nos próximos meses.

O resultado do comércio varejista do IBGE, que mostrou uma alta de 10,1% nas vendas em outubro ante igual mês do ano passado não inclui, no cálculo, as vendas de veículos, que são parte do varejo ampliado. Os resultados do varejo ampliado incluem todas as atividades pesquisadas no dado oficial do comércio, além de veículos e construção. Em outubro, o aumento nas vendas do varejo ampliado foi de apenas 3,7% ante igual mês do ano anterior, muito inferior à alta apresentada no varejo não ampliado, por causa da influência negativa dos veículos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia