RÁDIOS

ECONOMIA

Emprestar nome para compras dá prejuízo e leva nome a 'lista negra'

Levantamento aponta que 10% de quem 'ajudou' amigo ou parente acabou pagando contas

Por Valdecir Cremon
04/05/2016 • 08h53
Compartilhar

Quem nunca emprestou o nome ou uma folha de cheque, ou até pegou um dinheiro no banco pra ajudar um amigo ou parente, que atire a primeira pedra. Só que, numa dessas, muita gente perde dinheiro no País.

Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, em a parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas, mostrou que de cada 10 consumidores endividados, pelo menos um chegou nessa situação porque emprestou o nome.

Muitas vezes, o cidadão aceita ajudar porque fica com pena do amigo ou parente. Mas os responsáveis pelo estudo alertam que as decisões que envolvem a vida financeira precisam ser sempre racionais.

A pesquisa ainda mostrou que apenas 11 por cento de quem entrou no vermelho porque emprestou o nome receberam de volta o valor total da dívida.

E que em 70 por cento dos casos, o relacionamento entre as duas pessoas ficou abalado. Ou seja, quem emprestou ficou sem o dinheiro e sem o amigo. (Com informações da Agência Rádio 2)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia