RÁDIOS

ECONOMIA

Exportações da indústria brasileira recuam no primeiro trimestre

A queda interrompeu uma trajetória de recuperação do indicador iniciada no terceiro trimestre de 2010

Por Redação
15/05/2013 • 13h59
Compartilhar

A representatividade das exportações ante a produção industrial brasileira ficou em 20,4% no primeiro trimestre de 2013, queda de 0,2 ponto percentual na comparação com o último trimestre de 2012, de acordo com a pesquisa Coeficientes de Abertura Comercial, divulgada nesta quarta-feira (15/5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A queda interrompeu uma trajetória de recuperação do indicador iniciada no terceiro trimestre de 2010.

A fraca demanda no mercado externo, a valorização do câmbio, e a queda dos preços de produtos exportados foram citados pela CNI e pela Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex), que também foi responsável pelo levantamento, para justificar o recuo.

"As medidas adotadas pelo governo para desoneração da indústria são insuficientes para contornar esse cenário e ainda adicionar ganhos de produtividade", diz Marcelo Azevedo, economista da CNI.

Por outro lado, a participação dos produtos industriais importados no mercado brasileiro bateu novo recorde, ao subir 0,4 ponto percentual, na margem, para 22% em março, o que evidencia a perda da competitividade dos produtos industriais nacionais frente aos importados, nota Azevedo.

A indústria extrativa é a que mais sente a invasão dos importados, com alta de 2,2 pontos percentuais, para 47,2%. Na indústria de transformação, o aumento foi de 0,3 ponto percentual, para 20,6%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia