Rádios On-line
7919

Fazenda diminui projeção de crescimento do PIB para 2%

13 SET 2012 - 16h:30Por Redação

 O Ministério da Fazenda reduziu para 2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Até o momento, o governo federal trabalhava com uma taxa de 3% para 2012. O mercado financeiro trabalha com o índice menor desde julho.


Ao anunciar novas medidas de estímulo à economia, o ministro Guido Mantega admitiu hoje (13) que a economia brasileira não deve crescer mais que 2%, em 2012. O novo percentual é bastante inferior ao crescimento acima de 4% projetado no início do ano, pelo governo, para o período.

Mesmo com a redução de estimativa, o Ministério da Fazenda continua mais otimista que o Banco Central, que prevê alta de 2,5% no PIB deste ano. Os economistas do mercado financeiro, por sua vez, têm previsão ainda mais baixa, com alta de 1,6%.

Questionado sobre a alta dos preços, Mantega manteve o discurso otimista. “A própria redução dos juros reduz o custo financeiro e acaba diminuindo os preços. A inflação está sob controle. Tivemos um choque de oferta [...]. Não há pressão inflacionária no país que não seja choque de oferta. Com todas estas medidas, teremos inflação bem comportada no Brasil em 2013”, garantiu.

Segundo o ministro, as medidas adotadas pelo governo neste ano, como a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para a linha branca e automóveis. O corte dos encargos sobre energia elétrica, anunciado nesta semana, também deve contribuir para o controle da inflação.

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300