RÁDIOS

ECONOMIA

Governo paraguaio suspende entrada de carretas bitrens no país

Decisão afeta setor produtivo do Mato Grosso do Sul que usa rota para escoamento de produção

Por Marcelo Marcos
09/01/2019 • 11h05
Compartilhar

O Governo do Paraguai proibiu a entrada de carretas bitrens do Brasil no país. A decisão foi tomada em conjunto com a Federação dos Caminhoneiros do Paraguai. A rota 5, é a principal rodovia das exportações de soja brasileiras que liga Ponta Porã (MS) até o Porto de Concepción.

A decisão é uma promessa de campanha do novo governo paraguaio de anular a Resolução 74 que permitiu a entrada desse tipo de veículo de grande porte no país. Para os responsáveis pela gestão de transporte no país a liberação gera uma concorrência desleal para caminhoneiros locais.

Uma reunião está prevista para esta semana entre lideranças do setor dos dois países. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota sobre o caso e informou que na época foi feito um acordo para este tipo de operação.

Segundo a nota a suspensão, seja por qualquer motivo, questão de transporte local ou questão de estrutura de rodovias, torna praticamente inviável a exportação de soja por Concepcion, segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck. Até a manhã de hoje nenhuma decisão contrária foi tomada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia