RÁDIOS

ECONOMIA

IPCA-15 sobe 0,49% e supera teto da meta em 12 meses

Por Redação
26/11/2008 • 06h00
Compartilhar

 inflação no país registrou mais um avanço até meados de novembro e acumulou, nos últimos 12 meses, uma variação superior ao teto da meta definida pelo governo, mostraram dados divulgados nesta quarta-feira.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,49 por cento em novembro, e acumulou nos últimos 12 meses uma alta de 6,54 por cento.

O IPCA-15 é tido como uma prévia do IPCA, o índice que serve de referência para a política de metas de inflação do governo.

A meta central de inflação perseguida pelo Banco Central este ano é de 4,5 por cento, com margem de variação de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, o que coloca o teto da meta em 6,50 por cento.

O aumento dos preços em novembro já era esperado por analistas, depois da alta de 0,30 por cento em outubro. Em pesquisa feita pela Reuters na véspera, economistas indicaram que o IPCA-15 deveria subir 0,50 por cento agora em novembro, de acordo com a média e a mediana das 22 projeções feitas pelas instituições consultadas.

Mais uma vez, os alimentos foram responsáveis por boa parte da pressão adicional registrada pelo índice de preços apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia