RÁDIOS

ECONOMIA

Japão vai lançar novo pacote de estímulo à economia

. A ideia é que as principais economias do mundo apostem no estímulo fiscal de forma coordenada para enfrentar a situação global

Por Redação
28/03/2016 • 10h04
Compartilhar

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, deve apresentar nesta terça-feira (29) um novo pacote de estímulo à economia, destinado a incentivar o consumo, cuja aprovação deve ocorrer no verão, informou hoje o diário Nikkei.

Segundo o jornal, Abe pretende apresentar os detalhes do novo pacote durante a Cúpula do G7, que o Japão sedia entre 26 e 27 de maio. A ideia é que as principais economias do mundo apostem no estímulo fiscal de forma coordenada para enfrentar a situação global.

Economistas como Paul Krugman, prêmio Nobel (2008), têm recomendado nas últimas semanas ao governo japonês que siga essa ideia para apoiar o crescimento e que a apresente durante a cúpula que reunirá os líderes das sete economias mais desenvolvidas do mundo.

O primeiro-ministro japonês pretende apresentar amanhã, durante entrevista, o pacote, que será financiado com um orçamento extraordinário, a ser aprovado pelo Parlamento entre julho e setembro, segundo o Nikkei.

As medidas podem incluir a distribuição de cupons de compras para as famílias, aumentos salariais e eventuais descontos nas mensalidades de jardins de infância públicos e privados, o setor mais criticado por quem tem filhos no Japão, um dos países com menor taxa de natalidade do mundo. (Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia