RÁDIOS

ECONOMIA

MS terá indicador dos custos da produção agropecuária

Linha Fina: Entidades preparam levantamento para tabulação dos custos da produção agropecuária em Mato Grosso do Sul

Por Redação
13/09/2012 • 09h52
Compartilhar

 O indicador agropecuário de Mato Grosso do Sul vai apontar quais os custos da produção e dar um panorama do setor rural no Estado com um índice de inflação gerado a partir dos preços que impactam as cadeias produtivas. Os componentes do indicador vão dar a radiografia do setor na Capital e em 21 municípios do Estado.


O levantamento começa a ser feito neste mês, no âmbito do projeto Indicadores Econômicos que irá apontar, entre outros dados, o Produto Interno Bruto (PIB) por cadeia de produção e o Valor Bruto de Produção (VBP) das principais commodities do Estado. O projeto, desenvolvido pela Famasul e Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja), conta com parceria do governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com nota distribuída à imprensa pela Famasul, em Campo Grande uma equipe da Unidade Técnica da entidade já visita os estabelecimentos agropecuários para apresentar o projeto. No interior, a iniciativa conta com o apoio dos sindicatos rurais e será realizada neste mês de setembro. Na visita, os valores levantados referem-se aos principais insumos. “Na pecuária de corte e de leite, o que tem impactado é a alimentação concentrada e a mãodeobra. Nas demais cadeias, o preço do farelo de soja e milho, que tem tido valorização no mercado, está aumentando o custo da produção no Estado”, diz Adriana Mascarenhas, economista e assessora técnica da Famasul.

Também serão considerados o preço do frete e a situação dos estoques e armazéns. De acordo com Adriana, atualmente, os preços são coletados mensalmente através do projeto Campo Futuro, desenvolvido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “O que vamos fazer é um refinamento das informações com a exclusividade do indicador do índice de inflação mensal, colaborando para o trabalho que já é feito em todo o país, tornando-se uma ferramenta para o produtor avaliar sua gestão e nortear decisões”, complementa. 

As cadeias produtivas contempladas pelo estudo são de bovinocultura de corte, leite, cana-de- açúcar, soja, milho e silvicultura. Uma das metodologias adotadas pelo projeto Indicadores Econômicos é a formação da Matriz Insumo Produto (MIP), que vai levantar, além do preço dos insumos, dados como taxas de câmbio, impostos e valor de mão de obra.”
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia