RÁDIOS

ECONOMIA

Quase 16 mi de brasileiros ainda não enviaram a declaração do IRPF

Segundo a Secretaria da Receita Federal, das 28,3 milhões de declarações esperadas neste ano, apenas 12,38 milhões foram recebidas até às 17h da última segunda-feira (17)

Por Jonas Turolla
18/04/2017 • 09h19
Compartilhar

Quase 16 milhões de brasileiros ainda não enviaram a sua declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), segundo a Secretaria da Receita Federal. De acordo com o órgão, das 28,3 milhões de declarações esperadas neste ano, apenas 12,38 milhões foram recebidas até às 17h da última segunda-feira (17).

O prazo para envio começou no dia 2 de março e termina em 28 de abril.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes que não estejam na malha fina. A Receita alertou que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Quem deve declarar?

Segundo a Receita Federal, deverá declarar, neste ano, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. Confira aqui.

Novidade

Uma das novidades deste ano é que os contribuintes terão que informar o CPF das pessoas listadas como dependentes e que tenha 12 anos ou mais, completados até 31/12/2016.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia