RÁDIOS

ECONOMIA

Queda da economia e alta do dólar reduzem déficit de contas externas

Com isso, o saldo negativo das transações correntes caiu neste início do ano

Por Redação
23/02/2016 • 12h35
Compartilhar

A queda da atividade econômica e a alta do dólar reduziram a demanda por bens e serviços do exterior. Com isso, o saldo negativo das transações correntes caiu neste início do ano. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta terça-feira, 23, o déficit em transações correntes – compras e as vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do país com o mundo – chegou a US$ 4,817 bilhões em janeiro.

“O menor ritmo de atividade econômica implica menor demanda por bens e serviços no exterior. E a desvalorização cambial significa aumento de custo de bens e serviços no exterior”, disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.

Maciel destacou que, ao mesmo tempo em que há redução no déficit em transações correntes, o investimento estrangeiro no setor produtivo do país segue “em níveis historicamente elevados”. “[Isso ocorre] em uma margem significativa de investimento direto, mais do que suficiente para financiar integralmente o déficit em transações correntes”, acrescentou.

Dólar

De acordo com Maciel, mesmo em momento de crise política e econômica, há continuidade da entrada de investimentos no país. Segundo ele, um dos motivos que explica essa entrada de recursos no país é o dólar mais caro, o que torna os preços de ativos brasileiros atrativos para os investidores estrangeiros. Além disso, ele destacou que esses investimentos são de médio e longo prazos.

“Somos um país com mercado robusto, com 200 milhões de consumidores. A continuidade de afluxo reflete uma visão do investimento estrangeiro de prazo mais longo”, enfatizou. (Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia