RÁDIOS

ECONOMIA

Taxa de desemprego permanece estável

Por Redação
29/08/2012 • 15h30
Compartilhar

 Pelo quarto mês consecutivo, a taxa de desemprego ficou estável, aponta levantamento, divulgado hoje (29), pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).


Entre os meses de junho e julho a taxa permaneceu em 10,7% nas sete regiões metropolitanas pesquisadas. A estimativa é de que o total de desocupados some 2,419 milhões trabalhadores.
Nas regiões metropolitanas analisadas, a taxa de desemprego total elevou-se, entre junho e julho, somente em Recife (de 10,9% para 11,6%). Em Fortaleza, não houve variação, ficando em 9,7%.
 
Nas demais regiões, a taxa ficou estável: Distrito Federal (de 12,9% para 12,7%), Belo Horizonte (de 4,8% para 5%), Porto Alegre (de 7,2% para 7%), Salvador (de 17,9% para 17,8%) e São Paulo (de 11,2 para 11,1%).
Assim como o Dieese e a Fundação Seade, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga levantamento mensal sobre o desemprego no país. No entanto, as taxas apresentadas nas duas pesquisas costumam ser diferentes, devido aos conceitos e metodologia usados.
 
Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. O Dieese e a Fundação Seade não calculam o número de desempregados da região metropolitana do Rio de Janeiro. Na pesquisa do IBGE, não estão incluídas as regiões metropolitanas de Fortaleza e do Distrito Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia