RÁDIOS

ECONOMIA

Tomate e mensalidade escolar puxam custo de vida do brasileiro em janeiro

No acumulado dos últimos 12 meses, os preços, de uma forma geral, subiram quase 11%

Por Redação
29/01/2016 • 08h29
Compartilhar

O ano de 2016 começou da mesma forma que o ano passado terminou. Ou seja, com o custo de vida do brasileiro em alta. Em janeiro, o avanço foi de 1,14%, informa a Fundação Getúlio Vargas, com base no Índice Geral de Preços – Mercado, o IGP-M.

No acumulado dos últimos 12 meses, os preços, de uma forma geral, subiram quase 11%. Para chegar ao resultado final, a FGV levou em conta três parâmetros.

Primeiro, os preços cobrados diretamente dos consumidores na hora de pagar as despesas do dia a dia. Neste caso, a alta de janeiro foi puxada, principalmente, pelo tomate, que subiu 32%.

Destaque negativo, ainda, para os aumentos da conta de luz, da passagem de ônibus e das mensalidades das escolas e das faculdades. O segundo indicador é o custo da construção civil, que avançou 0,32 por cento. (Agência Rádio 2)

E, por fim, os preços cobrados de quem produz, já que as empresas também sofrem com a crise. A alta nesse caso foi puxada por matérias primas como tomate, milho e soja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Economia