RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Educação promove formação continuada sobre o Saems 2012

Formação visa a uma reflexão acerca dos resultados da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (Saems) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do ensino médio

Por Redação
15/04/2013 • 16h19
Compartilhar

Inicia-se hoje (15), em Campo Grande, a segunda etapa da Oficina de Apropriação dos resultados do Saems 2012, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SED). Com a participação dos diretores, diretores adjuntos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática e supervisores de Gestão das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino da Capital, além dos diretores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), a formação visa a uma reflexão acerca dos resultados da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (Saems) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º (quando houver) anos do ensino médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática.

Com duração de dois dias, a primeira etapa atendeu 250 profissionais que, divididos em grupos e acompanhados por técnicos da SED das áreas da Avaliação, Coordenação Pedagógica e Projeto Jovem de Futuro, realizaram uma análise pedagógica dos resultados obtidos pelas escolas no último Saems. Dividida em dez polos em todo o Estado, toda a capacitação termina em maio. A próxima etapa acontece nos dias 18 e 19, na UEMS, campus Campo Grande.
 
No dia 21 de maio acontece a parada pedagógica, prevista em calendário, para as escolas elaborarem um plano de intervenção pedagógica, a fim de melhorar os indicadores e, consequentemente a qualidade e a equidade do ensino oferecido na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Em virtude da natureza peculiar e da especificidade que o trabalho com a avaliação em larga escala requer, a SED priorizou os profissionais das unidades escolares como importantes colaboradores para coordenar os trabalhos e aplicar os testes do Saems, garantindo, dessa forma, qualidade e confiabilidade nos resultados.
 
Saems 
A realização desse processo avaliativo tem por finalidade aferir e acompanhar a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul, refletir sobre o direcionamento dos recursos, além de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho dos estudantes, as quais permitem, também, que os gestores escolares tenham uma análise que favorecerá na definição de suas políticas pedagógicas de aprimoramento interno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação