RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Escola Bom Jesus implanta Projeto de Leitura

Alunos participam do projeto em horário contrário à aula

Por Claudio Pereira
14/09/2012 • 14h00
Compartilhar

 A escola estadual Bom Jesus deu início, neste segundo semestre, ao projeto de leitura para os alunos do 6º e do 7º ano do ensino fundamental. A ação foi criada em parceria com professores da instituição e visa incentivar a leitura entre os alunos e, consequentemente, melhorar a escrita.


Em entrevista à TV Concórdia, Marta Arantes, coordenadora de Língua Portuguesa, explicou que as atividades de leitura são desenvolvidas em horário contrário aos das aulas e têm atraído a atenção dos alunos. E tem mesmo. Um dos estudantes que foi inspirado pelo projeto é Wellington Fagundes, de 11 anos. À equipe de jornalismo do Concórdia Notícias, ele informou que se descobriu apaixonado por literatura. “O projeto me ensinou várias palavras. Até saí do outro projeto em que eu estava para ficar neste”. Para o garoto, as histórias de terror são as mais legais.

O projeto também ajudou a reduzir a timidez de Caroline de Lima, de 12 anos. De acordo com ela, antes, a leitura de textos em voz alta a deixava com vergonha. “Sou muito quieta. Não gostava de ler em voz alta. Tinha vergonha de ler na frente de todo mundo. Agora, já melhorei bastante”, comentou.

Já para a estudante Ana Carolina, o projeto serviu para mostrar quão prazerosa pode ser a leitura. “Antes, eu tinha preguiça de ler (risos)”, comentou.

No entanto, é no rendimento escolar que o projeto mostra o seu valor. Conforme Marta, os resultados têm sido gradativos e pontuais e já estão se refletindo na sala de aula. “Esses alunos tinham grande dificuldade de leitura e interpretação de texto. Agora, estão aumentando o vocabulário e já é possível ver até o senso crítico surgindo, que eles não tinham inicialmente”. O projeto começou apenas com a leitura de contos de terror – para prender a atenção das crianças – e agora ingressou na produção de textos.

As atividades, como informou a coordenadora, acontecem em horário contrário à aula e, se depender da diretora Ângela Maria Jorge, deverão serão ser mantidas por tempo indeterminado. A decisão de manter o projeto deve-se aos seus bons resultados, segundo ela.

Implantada em 1956, a escola Bom Jesus atende a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, aos três anos do ensino médio e a alunos da Educação de Jovens e Adultos (Eja). Ao todo, são aproximadamente mil e vinte alunos matriculados. (R.P.)
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação