RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Fundação de Cultura entrega Kit Literário a 40 municípios do Estado

O objetivo do Kit Literário é estimular a leitura

Por Redação
20/03/2013 • 18h25
Compartilhar

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza no dia 22 de março (sexta-feira) a cerimônia de entrega da 3ª edição do Programa de Incentivo à Leitura - Força da Cidadania. O evento contará com a presença do presidente da FCMS, Américo Calheiros e acontece às 14h30 horas, no Auditório da Governadoria, que fica na avenida do Poeta, s/n Bloco 08 - Parque dos Poderes.

O Kit Literário é composto, cada um, por 200 obras literárias e beneficiará moradores de 40 municípios: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Bandeirantes, Bataiporã, Bela Vista, Brasilândia, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Ladário, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Tacuru, Taquarussu e Três Lagoas. 
 
O objetivo do Kit Literário é estimular a leitura. Para isso aposta no incentivo à criação, implantação e desenvolvimento de bibliotecas de todos os municípios do Estado. Também contribui para a preservação e difusão da memória histórica e cultural de Mato Grosso do Sul.
 
“A entrega dos Kits é um compromisso do governo do Estado em dar oportunidades à democratização da informação e permitir o acesso ao bem cultural. As políticas públicas de cultura visam melhorar e aperfeiçoar o atendimento aos municípios por meio de suas bibliotecas públicas. Esses livros, doados para compor o acervo das bibliotecas, representam um estímulo, uma valorização e uma grande difusão da literatura regional e nacional”, aponta Américo Calheiros, presidente da FCMS.
 
O valor do investimento feito nesta iniciativa é de R$ 320.000,00 sendo que 70% deste valor são garantidos pelo governo estadual por meio das publicações patrocinadas pelo Fundo de Investimentos Culturais e Fundação de Cultura de MS e 30% são doações da Fundação Biblioteca Nacional e de escritores regionais. Neste ano serão distribuídos 8 mil livros. Contando-se com as edições anteriores, o projeto vai atingir a marca de 21.200 publicações distribuídas.
        
“Estas publicações valorizam, destacam e divulgam a cultura em seus diversos aspectos: patrimonial, arquitetônico, gastronômico, histórico, e também abordam a arte do teatro, dança, música, cinema e da própria literatura”, finaliza Calheiros.
 
Mais informações pelos telefones: (67) 3316-9106 ou 3316-9154, com Aldo Brandão ou Sheila Radich.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação