RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Mais de mil crianças aguardam vagas em Centros de Educação Infantil

Prefeitura constrói e amplia Centros de Educação Infantil para atender demanda reprimida de vagas para crianças de 0 a 3 anos

Por Ana Cristina Santos
05/08/2017 • 07h57
Compartilhar

A industrialização e, consequentemente o crescimento populacional de Três Lagoas, tem refletido na falta de vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade.  Atualmente, mais de mil crianças de 0 a 3 anos estão fora da sala de aula. 

O número no começo do ano já foi maior, quando 1.512 crianças estavam sem vagas, conforme dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, encaminhados ao Ministério Público Estadual, em resposta a um procedimento administrativo instaurado para apurar a quantidade de alunos fora da sala de aula.

Após a instauração do procedimento, o número de crianças de zero a três anos fora da sala de aula reduziu, já que houve a inauguração de um Centro de Educação Infantil, no bairro Carandá, bem como a ampliação de algumas unidades.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Célia Medeiros, desde a instauração do procedimento, o município conseguiu atender cerca de 500 crianças. Para o próximo ano, segundo ela, o número de crianças fora da sala de aula deve ser ainda maior, uma vez que mais dois CEI’s entrarão em funcionamento.

Um CEI está em construção no bairro São João e outro, no Jardim das Acácias. As duas obras são executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do governo federal. Cada unidade está orçada em R$ 1,9 milhão, e juntas, devem atender cerca de 400 crianças.

Além disso, segundo a secretária, neste mês deve entrar em funcionamento um novo Centro de Educação Infantil, no prédio em que funcionava a creche Clementina Carrato. O local deve abrigar cerca de 60 crianças do material, até três anos. 

Além desses, Maria Célia adiantou que estão previstas ampliações de salas em unidades já em funcionamento.

KITS

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou a entrega de kits escolares para os alunos das escolas municipais e Centros de Educação Infantil. Mais de 15 mil alunos da Rede Municipal de Educação foram beneficiados. 

Ao todo, a prefeitura adquiriu mais de 17,3 mil kits. O restante, de acordo com a secretária de Educação ficará como estoque para atender demanda futura. 

A entrega oficial, com a presença do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), iniciou pela escola municipal Professor “Elson Lot Rigo”, no bairro Jardim Oiti. Guerreiro explicou que o atraso na entrega ocorreu devido à compra ter sido realizada neste ano, e pela administração atual estar trabalhando com o orçamento aprovado na gestão passada.

No entanto, para 2018, garantiu que o material e os uniformes serão entregues no começo do ano letivo, já que a compra será providenciada neste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação