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O professor na era digital

Capacitação é a palavra de ordem para o mestre não ficar para trás

Por Redação
24/10/2012 • 16h30
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Há tempos é discutido o uso da tecnologia na melhora do nível educacional das crianças brasileiras. A informática presta enorme auxílio em prol de melhorar as aulas e a participação dos alunos, porém, o que deve ser levado em conta, é se os recursos tecnológicos são utilizados de forma plena, e se o professor recebe o preparo adequado para, em sala de aula, dominar técnicas que tornem a aula mais atraente ao aluno.

Atualmente as crianças começam a utilizar computadores com pleno domínio antes mesmo de aprender a escrever. Na adolescência alguns já até dominam técnicas de programação em softwares sofisticados, portanto, cabe ao professor dominar plenamente as tecnologias que for utilizar em sala de aula. Tal domínio só pode ser obtido primeiramente com interesse pessoal do mestre, e fundamentalmente, de incentivos do governo, tanto em esfera federal, estadual e municipal.

Montar blogs de apoio, participar de redes sociais, interagindo com os alunos, auxilia e motiva o mestre, que em consonância com a nova dinâmica social, irá se aproximar mais dos alunos e interagir melhor com eles.

A internet coloca em prova o conhecimento do professor, antes tido como intocável e detentor do saber, o professor enfrenta hoje uma realidade da qual, qualquer fato errado que por ventura vier a falar, poderá ser questionado em tempo real pelo alunado. Ao mestre cabe o papel de condutor ao conhecimento, não detentor deste.

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