RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Pais contam com mil vagas em creches e escolas municipais de Três Lagoas

O processo de matrícula nos Centros de Educação Infantil (CEI's) e escolas municipais iniciou nesta segunda, 11, com centenas de pais nas filas

Por Kelly Martins
11/01/2016 • 10h55
Compartilhar

Cerca de mil novas vagas serão oferecidas para a rede de educação infantil e ensino fundamental de Três Lagoas, em 2016. O processo de matrículas nos 16 Centros de Educação Infantil (CEI's) e 16 escolas municipais começou nesta segunda-feira, 11, e centenas de pais passaram a noite em frente aos portões das unidades em busca de vagas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o número de vagas é suficiente para atender a demanda de alunos na cidade. Por meio de nota, o órgão informou que o procedimento de matrícula neste ano foi descentralizado, sendo realizado nas próprias escolas e, dessa forma, deverá divulgar até sexta-feira, 15, o levantamento com a quantidade detalhada de vagas na rede de ensino.

Reitera ainda que não há necessidade de filas nos portões das escolas e o número de vagas por série já teriam sido disponibilizadas nos murais, como também o horário da distribuição de senha, que ocorrerá na terça-feira, 12. Após isso, a matricula será realizada a partir de quinta-feira, 14, até 29 de janeiro.

A prefeitura já havia informado anteriormente ao Jornal do Povo que até 2015, 8.738 alunos estavam matriculados no ensino fundamental e 5.623 na educação infantil, além de 14 na educação especial. A maior dificuldade por vagas atualmente, em Três Lagoas, conforme a pasta, é para crianças de 0 a 3 anos. 

Filas e barracas

Na tentativa de conseguir matrícula, pais esperaram em filas e chegaram a montar até barracas em frente aos CEI’s.  No bairro Vila Alegre, por exemplo, nem mesmo a chuva impediu que 50 pessoas passassem a noite de domingo, 10, em frente ao Centro de Educação Infantil Olga Salati Marcondes.

Mesmo assim, a moradora Miriam Lemos contou não conseguiu a vaga para o filho. “Cheguei aqui na noite de ontem para uma vaga no maternal e fiquei como sétima da lista. A diretora me informou agora pela manhã que só tinha disponibilizado quatro vagas. Isso é um descaso com a população, falta de estrutura e também compreensão”, avalia.

Procedimento
Os documentos necessários para a matrícula de alunos da Educação Infantil são: cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação e comprovante de endereço com CEP. Para crianças que frequentarão o Ensino Fundamental os documentos são os mesmos, com exceção da cópia da carteira de vacinação. Para alunos vindos de outras escolas é preciso ainda o histórico escolar.

Os pais que não conseguirem matricular seus filhos até o dia 29 de janeiro devem, a partir do dia 1º de fevereiro, procurar a Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) para que uma vaga seja encontrada, de acordo com a disponibilidade das Unidades Escolares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação