RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Senai explica reclamações de alunos

Alunos reclamaram de atrasos no repasse das verbas do Pronatec e da entrega de material didático e uniformes

Por Redação
08/11/2012 • 08h39
Compartilhar

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Três Lagoas, atendidos pelo programa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entraram em contato com o JP para reclamar de atrasos de até dois meses do repasse dos valores de ajuda de custo do programa, bem como entrega de material didático e uniformes.

Segundo o grupo de quatro adolescentes, com idades entre 16 e 18 anos, a ajuda média de R$ 90, segundo valor declarado pelos alunos, com periodicidade quinzenal, não está sendo depositado.
Procurado pela reportagem, o gerente do Cetec Senai Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, afirmou que a reclamação dos alunos não procede fielmente talvez por má interpretação das regras e da periodicidade dos pagamentos. Segundo o gerente, não existe nenhum atraso por parte do governo federal, e que o Senai está cumprindo o contrato. Ainda segundo declarou, o repasse é feito no mês seguinte ao estudado, o que alguns podem não ter entendido, e salvo um atraso de no máximo duas semanas, que de fato veio a acontecer, os alunos acreditam se tratar de atrasos maiores. “As aulas começaram no dia 20 de agosto. De acordo com a frequência do aluno nas aulas é acertado o repasse. Caso ele venha a faltar, o valor será menor, pois este é referente ao período que ele passou estudando no Senai”, disse Adevaldo.
Ainda segundo informações do gerente, que foram confirmadas pelos alunos, foi paga a primeira parcela no dia 3 de outubro, com base na frequência dos primeiros dias de aulas. “O que eles têm reclamado, e com razão, é do atraso no pagamento do período compreendido entre 24 de setembro e 10 de outubro, mas até o dia 8 deste mês o pagamento será realizado”, afirmou Adevaldo. Ainda segundo o gerente, os valores referentes ao período entre 15 de outubro e 1 de novembro serão enviados à administração central de Campo Grande na quarta-feira, e serão pagos até o final deste mês.
Com relação à reclamação sobre o material didático, o gerente explicou que este não é entregue de uma só vez, sendo repassado aos alunos conforme o curso vai avançando. No caso dos uniformes, eles atrasaram devido a trâmites burocráticos. “A entrega das camisetas, das quais o aluno as recebe do Senai, atrasou devido às licitações que atrasaram. Ainda nesta semana deverá chegar uma parcela das camisetas, que atenderá os alunos que mais precisam, e o restante chegará até o final do mês”, garantiu.
O Pronatec é um programa que conta com recursos repassados pelo governo federal, através do Ministério da Educação, onde adolescentes recebem bolsa de estudo e ajuda de custo para aprenderem uma profissão e serem encaminhados ao mercado de trabalho. Os cursos, segundo informações no site do programa, são gratuitos aos estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada, ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.

595 alunos estão matriculados no programa em Três Lagoas, divididos em 17 turmas, com média de 35 alunos por sala.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação