RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Sisu já recebeu mais de 137 mil inscrições, mostra balanço do MEC

As inscrições foram abertas hoje e podem ser feitas até a próxima sexta-feira

Por Redação
07/01/2013 • 11h27
Compartilhar

Mais de 137 mil candidatos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 8h desta segunda-feira (7), de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram abertas hoje (7) e podem ser feitas até a próxima sexta-feira (11), exclusivamente pela internet. Apenas na primeira hora, foram registradas mais de 80 mil inscrições. Cerca de 20 mil estudantes já estavam conectados ao sistema antes mesmo da abertura do prazo.


Nos primeiros minutos de inscrições no Sisu, os candidatos relataram em redes sociais uma falha que permitiu o acesso a dados pessoais e a notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de outros estudantes. O MEC reconhece a ocorrência da falha nos sete minutos iniciais de funcionamento do sistema e informa que os estudantes podiam apenas visualizar os dados de outras pessoas, sem a possibilidade de fazer alterações.

A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Enem em 2012 e não tenham zerado a nota da redação.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato pode fazer até duas opções de curso. Ele terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma: por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012; de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

Veja o portal de busca que a EBC preparou para quem vai concorrer ao Sisu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação