RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Técnicos administrativos da UFMS encerram a greve

Em todo o Brasil, 180 mil trabalhadores retornam às universidades.

Por Divulgação/Sista
25/08/2012 • 08h49
Compartilhar

Os 3,2 mil servidores técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) retornam às atividades na próxima segunda-feira, dia 27, após 74 dias de paralisação. Em todo o Brasil, 180 mil trabalhadores retornam às universidades. Eles aceitaram a proposta do governo federal durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais do Ensino (Sista/MS), em Campo Grande. 

Os funcionários públicos receberam reajuste salarial de 15,8%, em três anos. Segundo o Sista/MS, o impacto orçamentário para o governo será de R$ 2,9 milhões. A cifra inicial, na primeira fase de negociação, era de pouco mais de R$ 2 bilhões. A proposta tornou-se melhor graças ao aumento do “step” de cerca de 3,8%, antes não oferecido. Dirigentes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) acompanharam o acordo. 

Outro avanço importante, segundo o Sista/MS, são os itens dos anexos III e IV da pauta, que dispõem sobre os incentivos por capacitação e qualificação. Esses pontos, a partir da tratativa, passam a contemplar todos da carreira. Com isso, o reajuste de muitos técnicos chegará a 29,98%. Mais um fator importante da negociação está associado à promessa do governo de não descontar os dias parados do salário, sob a condição de reposição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação