RÁDIOS

EDUCAÇÃO

Vale-Universidade possibilita experiência na construção do maior aquário de água doce do mundo

Esta é uma das maiores obras do Estado de Mato Grosso do Sul, o Aquário do Pantanal

Por Redação
19/11/2012 • 12h35
Compartilhar

O ingresso no Programa Vale-Universidade (PVU) possibilita ao acadêmico obter o benefício social oferecido pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e ainda estagiar em sua área de atuação para aprimoramento profissional.

O acadêmico José Seijo Uema Junior, do curso de Arquitetura e Urbanismo, ressalta que, graças ao Vale-Universidade, pôde estar à frente de uma das maiores obras do Estado de Mato Grosso do Sul, o Aquário do Pantanal. O estudante estagia na Secretaria de Estado de Obras e de Transportes (Seop) onde tem a oportunidade de exercitar a teoria na prática, o que o coloca em vantagem aos demais colegas de turma.

Segundo o estudante, o seu ingresso no programa se deu em um momento muito difícil, pois já tinha adquirido dívida na universidade e seria obrigado a desistir do curso, pois não tinha condições de pagar. Após ser beneficiado pelo PVU, foi possível negociar e parcelar sua dívida e este ano vai concluir o curso sem débito.

Outro ganho foi ser contratado em um outro período pelo local de estágio, pois seus supervisores acreditaram no seu potencial e na sua evolução. José Seijo será o primeiro a concluir um curso superior na família e com o certificado irá realizar um antigo sonho. “A conclusão do curso superior vai me oportunizar a possibilidade de analisar as propostas de trabalho que já estão surgindo, pretendo prestar concurso e conseguir um emprego digno e bem remunerado, penso em continuar os estudos e fazer uma especialização”.

“O PVU facilitou minha vida e a de meus familiares, estou preparado para o Mercado de trabalho, e minha área de atuação é bastante concorrida, a experiência com projetos, tais como elaboração, quantificação especificação de materiais foram adquiridos com o acompanhamento de obras onde atuo. Acredito que acompanhar o andamento de obras me capacitou no gerenciamento e gestão, itens importantes para o profissional de arquitetura”, comemora o acadêmico. 

Confira os critérios para participar do Vale-Universidade 

O Programa é uma iniciativa do governo do Estado, coordenado pela Setas, que oferece ao universitário de baixa renda em situação de vulnerabilidade social oportunidade para aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social. Para isso, o Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo.

Os acadêmicos interessados em participar do processo seletivo 2013 devem fazer o cadastramento de 22 de janeiro a 22 de fevereiro, no site da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas).

O limite de renda deve ser de até R$ 1.244,00 (individual) e de até R$ 2.488,00 (familiar). O estudante deve estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação; não possuir outro curso de bacharelado ou licenciatura; ter residência fixa em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos; depois de ser incluído no programa, ter frequência regular de, no mínimo, 80% nas disciplinas cursadas em cada semestre/ano letivo; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de auxílio com a mesma finalidade do programa; não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação pelo Vale-Universidade; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste programa.

Mais informações acesse www.setas.ms.gov.br . 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Educação