RÁDIOS

POLÍCIA

No Rio, cães treinados pela PM apreenderam 4 tonelas de drogas em 2017

Por Redação
12/06/2017 • 18h00
Compartilhar

A utilização de cães treinados pela Polícia Militar (PM) do Rio tem ajudado nas operações contra drogas no estado. Este ano foram apreendidas, até agora, cerca de 4  toneladas de drogas com o trabalho dos agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC). De acordo com a PM, o total é resultado do intenso treinamento feito no batalhão com os animais. No ano passado, essas operações conseguiram recolher 9 toneladas de drogas. Conforme os dados da corporação, os cães ajudaram a tirar das ruas mais de 30 toneladas de drogas, desde 2011, quando o batalhão foi criado.

“Este número é resultado do treinamento feito no BAC, como preparação de novos cães e capacitação dos policiais que atuam com eles. Infelizmente, as drogas estão presentes nas diversas comunidades cariocas, na maioria das vezes provenientes de outros estados e até países”, disse o primeiro-tenente do BAC, Felipe da Silva Rodrigues.

Atualmente, o batalhão tem 219 policiais e 70 cães das raças pastor alemão e holandês, belga de malinois, rottweiler e labrador. O treinamento dos animais é feito em quatro etapas: adestramento, treino físico, memorização e busca dos odores. Os cães são escalados em sistema de rodízio e sempre é reservado um tempo para o descanso. Em geral, têm um dia de folga, um de treinamento e um de operação.

O primeiro-tenente Felipe da Silva Rodrigues afirmou que a corporação tem atuado nestas operações de Segurança Pública fazendo a sua parte, mas, ponderou que a Segurança Pública além de direito e é responsabilidade de todos, por isso, espera o apoio da sociedade. “Contamos com a ajuda dos outros órgãos e também com a população, que pode nos auxiliar denunciando os esconderijos de criminosos, bem como o local onde essas drogas são armazenadas.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Polícia