Rádios On-line
11338

Alpinistas irão instalar a nova cobertura do Maracanã

Orçada em R$ 850 milhões, a reforma do Maracanã está com previsão de término para fevereiro de 2013

8 NOV 2012 - 14h:37Por Redação

Com 70% das obras concluídas, a reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, entra na fase de acabamento. Com foco na montagem da nova cobertura, um grupo de 25 alpinistas recebeu hoje (8) o último treinamento para instalar a lona que vai cobrir o estádio.

Para formar o grupo, 17 operários foram qualificados para a tarefa. Oito alpinistas profissionais foram contratados. O objetivo é dar maior segurança e agilidade à colocação do material, feito com tecnologia alemã.

“Nós vamos precisar colocar os mastros [da estrutura] nas cordoalhas e aí os alpinistas são os profissionais ideais, já que eles vão trabalhar a mais de 40 metros de altura”, explicou o presidente da empresa de obras públicas do estado, Ícaro Moreno.

Além de auxiliar na instalação da estrutura, que deve ocorrer até o final deste mês, os alpinistas vão auxiliar na colocação da lona tensionada, como é chamada. A lona, uma das maiores do mundo, com extensão de mais de 68 metros, é feita de teflon e fibra de vidro.

Para Júlio César Dimas, um operário que virou alpinista, trabalhar nas obras do Maracanã tem um significado especial tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. “Uma equipe de alpinistas trabalhando no Maracanã é única, eu acho difícil ter uma outra obra como esta, além de contribuir muito para o currículo”, disse.

Orçada em R$ 850 milhões, a reforma do Maracanã está com previsão de término para fevereiro de 2013. Entre as melhorias estão a recuperação da fachada, a construção de uma nova arquibancada e quatro novas rampas de acesso. Cerca de 5,5 mil operários atuam em dois turnos para concluir as obras que, segundo os construtores, estão dentro do cronograma de entrega.

Até a final da Copa das Confederações, primeiro grande evento que o estádio vai receber, serão feitos testes, da arquibancada ao gramado, que está recebendo um moderno sistema de drenagem, com capacidade de vazão de água de 230 milímetros por hora.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13