RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Alunos criam amassador portátil de garrafa pet

Criação faz parte do projeto Urupet na Estrada da Escola do Sesi

Por Redação
06/07/2017 • 10h25
Compartilhar

Três Lagoas foi a penúltima cidade do estado a receber o projeto Urupet na Estrada, na manhã desta quinta-feira (6). Um grupo de alunos da Escola do Sesi de Campo Grande apresentou a alunos da escola de Três Lagoas o amassador portátil de garrafas PETs desenvolvido nas aulas de robótica e empreendedorismo para facilitar o trabalho de catadores de materiais recicláveis.

O protótipo, premiado pela Junior Achievement e considerado uma das 11 invenções mais inovadoras do Brasil no Desafio Criativos da Escola 2016, ainda será apresentado na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e já passou pelas demais escolas da rede, localizadas em Corumbá, Maracaju, Dourados e Naviraí.

O professor da Escola do Sesi de Campo Grande, César Henrique Zanatto, considera os eventos de divulgação muito interessantes porque possibilitam a difusão de projetos e ideias dos alunos. “Proporcionam interação com alunos de outras escolas, outros municípios, e isso sempre é muito válido”, comentou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na mesma linha, o aluno Gerson Gouveia de Souza, um dos responsáveis pela criação do amassador, avalia o projeto Urupet na Estrada como muito bem-sucedido. “O Urupet, desde a criação, foi passando por constantes evoluções, isso serve como inspiração e incentivo, tanto para os catadores que podem se beneficiar diretamente com a ferramenta, quanto para os alunos que podem desenvolver novos projetos que beneficiem ainda mais pessoas”, pontuou.

Para Zuleica Alves Guimarães, diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, o intercâmbio entre os alunos é muito importante porque possibilita que o conhecimento circule entre eles. “As boas práticas também servem de referência para que os demais alunos possam desenvolver projetos tão bons quanto esse. É uma forma de contribuir para a melhoria da sociedade, é preciso ter um ponto de partida, uma inspiração para criar novas pesquisas, novos projetos”, afirmou.

As alunas Laura Procópio Domenis e Julia Nogueira de Carvalho, ambas do 8º ano do Ensino Fundamental, contaram que se inspiraram na apresentação dos colegas para o próximo torneio de robótica da Escola do Sesi de Três Lagoas. “Garrafas PETs demoram muito para se decompor no meio ambiente e o Urupet facilita a coleta desse material, reduzindo a quantidade de garrafas jogadas nas ruas. Isso é muito interessante e faz com que a gente reflita sobre outras possibilidades de pesquisas”, frisou Julia.

(Informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas