RÁDIOS

ESPORTES

Arapuá e River são os líderes de cartões

Futebol amador local não é muito diferente do profissional, no quesito disciplina

Por Arquivo JP
14/09/2012 • 09h05
Compartilhar

As equipes mais indisciplinadas nas competições da Liga Três-lagoense de Desportos (LTD) até o momento são o Arapuá, na série B do Amador, e o River, na Copa Três Lagoas, pelo menos no número total de cartões. Em cartões vermelhos (faltas ou ofensas mais graves), o pior é o JK (amador), com duas expulsões.

Na sequência dos “campeões de cartões”, vem JK e Zucão (amador), com quatro. Já na Copa Três Lagoas, União São João, Espetos São Luiz e Comercial dividem a segunda posição com cinco amarelos. Na média, no entanto, o Comercial é menos violento, já que acumulou os cinco cartões em três partidas, enquanto os outros dois clubes tiveram cinco atletas advertidos em apenas um jogo.

Em números gerais, os árbitros “amarelaram” 41 jogadores em 11 jogos na Copa Três Lagoas, ocasionando uma média de 3,72 por partida. A média da segunda divisão do Amador é um pouco mais baixa. Foram 23 amarelos em sete confrontos, com 3,28 a cada duelo.

Como foram três cartões vermelhos mostrados nos mesmos sete jogos, a competição tem uma média de 0,42. Somando-se os dois campeonatos da LTD que estão sendo disputados neste segundo semestre, em 18 partidas, 64 “amarelinhos” foram distribuídos - uma média de 3,55 a cada jogo.

No caso dos vermelhos, os três da série B do Amador, divididos pelos 18 jogos, deixa a média de cartões vermelhos em 0,16. Confira todos os cartões na tabela abaixo.


COMPARAÇÃO

A título de comparação, o Campeonato Brasileiro 2012 da série A teve, até o momento, 237 jogos disputados pelas 20 equipes, que receberam 1178 cartões amarelos (média de 4,97) e 26 vermelhos (média de 0,10).

Pela pouca diferença nos números, constata-se que o futebol, tanto profissional como o amador, são parecidos no quesito disciplina. Nota-se uma pequena quantidade de cartões (em média) a mais no futebol profissional, o que se justifica por tudo que envolve a categoria, como TV, prêmios, salários de atletas etc.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes