Rádios On-line
7912
Marcio Atalla

Baratta disputa classificatórias nesta quinta

Caso consiga boas notas na apresentação inicial, o atleta disputa sexta e sábado as finais

23 AGO 2012 - 10h:23Por Arquivo Pessoal

José Augusto Dias, o “Baratta”, capoeirista do grupo três-lagoense Abadá Capoeira, disputa nesta quinta (23), no Centro Educacional Mestre Bimba (Cemb), em Cachoeira de Macacu (RJ), os jogos (apresentações) classificatórios do Festival Nacional da Arte Capoeira e Jogos Brasileiros.

A apresentação é dividida em três ritmos diferenciados da capoeira. No Benguela, que é uma dança mais cadenciada, variando entre lenta e rápida, a movimentação será de 1min e 20s. O ritmo mais rápido, e também o que dá mais pontos, é o São Bento Grande, mas são apenas 45 segundos para mostrar as habilidades.

Por fim, mais dois minutos do Iúna. “Esse é mais acrobático, com saltos e outros movimentos do gênero. Nele, revelam-se as particularidades de cada atleta. Nos outros dois, o que vale mais é a estratégia mesmo”, explicou Baratta. Se conquistar uma boa pontuação, o três-lagoense disputa as finais sexta e sábado.

Ele explicou ainda que a “luta” não é contra o oponente, mas com ele. “A dupla pode se classificar. Se, de repente, eu e meu adversário fizermos nove pontos e outra dupla conseguir oito cada, saem os dois e a gente passa de fase juntos”, destacou.

Do campeão ao quarto colocado nos Jogos (que é onde a capoeira é considerada esporte), receberão troféus e medalhas. “Neste ano, estou mais bem preparado e pretendo ficar entre os oito primeiros. Mas é muito difícil prever alguma coisa”, encerrou Baratta.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
BAND
7300