RÁDIOS

ESPORTES

Brasileiro Daniel Dias ganha terceiro Laureus, o "Oscar do esporte"

Brasileiro concorreu com a esquiadora francesa Marie Bochet, o chinês Liu Cuiquing, do atletismo

Por Agência Brasil
19/04/2016 • 20h45
Compartilhar

O nadador paralímpico Daniel Dias recebeu ontem (18) o prêmio Laureus, considerado o “Oscar do esporte”, na categoria de melhor atleta paralímpico. É a terceira vez que Dias recebe o prêmio, que levou para casa também em 2009 e 2013. A cerimônia ocorreu em Berlim e também coroou com o prêmio de “melhor atleta” os tenistas Novak Djokovic e Serena Williams.

“Essa é outra grande honra para mim e me encoraja, como estamos agora nos preparativos dos Jogos Paralímpicos no Rio. Pensar que eu venci três prêmios Laureus, algo alcançado por esportistas como Roger Federer, Usain Bolt e Kelly Slater, é algo muito grande”, agradeceu o nadador brasileiro, que não pôde comparecer à cerimônia, mas fez um vídeo, exibido na capital alemã.

O brasileiro concorreu com a esquiadora francesa Marie Bochet, o chinês Liu Cuiquing, do atletismo; a cubana Omara Durand, também do atletismo, além do ciclista sul-africano Pieter Du Preez e o chinês de Hong Kong Leung Yuk Wing, da bocha.

Dias conquistou nada menos do que nove medalhas na Olimpíada de Pequim, em 2008, sendo quatro de ouro, quatro de prata e uma de bonze. Nos Jogos de Londres, em 2012, ganhou seis ouros. No Parapan de Toronto, realizado no ano passado, conquistou oito ouros e no Mundial de Natação de Glasgow, também em 2015, levou seis ouros e uma prata para casa.

Lembrado como “uma das maiores esperanças de medalhas de ouro para o Brasil nos Jogos do Rio” pelo Laureus, Dias nasceu com má formação congênita nos membros superiores e na perna direita. Ele começou a nadar aos 16 anos e vai disputar sua terceira Paralimpíada este ano, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Laureus existe há 16 anos e já premiou nomes como Pelé, Ronaldo, Michael Phelps, Cathy Freeman, Yelena Isinbayeva e Michael Schumacher. (Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes