Rádios On-line

Comissão prevê execução obrigatória do Hino Nacional em eventos esportivos

Proposta será ainda analisada pelas comissões de Educação e Cultura

21 DEZ 2012 - 10h:08Por Redação

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na quarta-feira (19), proposta que prevê a execução do Hino Nacional na abertura e no encerramento de todas as competições esportivas nacionais ou interestaduais promovidas por entidades integrantes do Sistema Nacional de Desporto.

O texto aprovado altera a proposta original, Projeto de Lei 2387/11, do Senado, que obriga as entidades integrantes do Sistema Nacional de Desporto a executar o Hino Nacional apenas na abertura das competições esportivas. As alterações foram feitas pelo relator, deputado Vicente Candido (PT-SP).

Para o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), “nesses momentos de espontaneidade e emoção popular, a presença do hino poderá resgatar a compreensão plena do significado desse símbolo”.

Entidades 
De acordo com a Lei Pelé (9.615/98), o Sistema Nacional do Desporto é formado por pessoas físicas e jurídicas de direito privado encarregadas da coordenação, administração, normalização, apoio e prática do desporto, assim como aquelas encarregadas da Justiça Desportiva. A lei especifica as seguintes instituições:
- o Comitê Olímpico Brasileiro (COB);
- o Comitê Paraolímpico Brasileiro;
- as entidades nacionais de administração do desporto;
- as entidades regionais de administração do desporto;
- as ligas regionais e nacionais;
- as entidades de prática desportiva filiadas ou não às entidades nacionais e regionais; e
- a Confederação Brasileira de Clubes.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13