RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Da pecuária à Capital Mundial da Celulose

Três Lagoas que já teve a economia pautada na pecuária, hoje abriga as maiores fábricas de celulose do mundo

Por Ana Cristina Santos
12/06/2017 • 13h08
Compartilhar

Situada às margens do rio Paraná, na divisa Com o Estado de São Paulo, Três Lagoas- terceira cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul- completa na quinta-feira (15), 102 anos de emancipação político-administrativa. Com 115 mil habitantes, a cidade possui caraterísticas físicas importantes. A partir desta segunda-feira (12), o JPNEWS publicará algumas reportagens sobre a história de Três Lagoas.

Essas características, somadas à posição geográfica, no encontro das malhas viárias, fluviais e ferroviárias, bem como ampla oferta de terras, são atrativos para a exploração econômica do município, que atraiu nos últimos anos, investimentos importantes.

Antes com uma economia regional baseada na agropecuária, nos anos de 2000, foi gradativamente se transformando na “Capital Mundial da Celulose”. As duas maiores fábricas de celulose do mundo estão instaladas em Três Lagoas.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas maiores fábricas de celulose do mundo estão instaladas em Três Lagoas 

A pecuária foi, durante longos anos, a principal atividade econômica de Três Lagoas. Na década de 1990, o município chegou a ter um milhão de cabeça de gado- uma das maiores produtoras de gado de corte no país.

Apesar da expansão das florestas, o setor agropecuário  tem sobrevivido ao avanço do plantio de eucalipto para atendimento da demanda das fábricas de celulose. De acordo com dados do IBGE, até dezembro de 2014, o rebanho bovino da cidade era de 616 mil cabeças.

Empresas

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o processo industrial começou bem antes da instalação da cadeia produtiva de papel e celulose, em 1998, com a instalação da fábrica de biscoitos Mabel.

 Nessa primeira década de industrialização, segundo dados da secretaria, a cidade tinha dez empresas de médio e grande porte. A partir de 2004, o município passou a receber mais empresas e, atualmente tem 62 indústrias. Três Lagoas possui atualmente 10.471 empresas em funcionamento. 

Pecuária foi durante longos anos a principal atividade econômica de Três Lagoas

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas