RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Em apenas um mês, notificações por queimadas em terrenos crescem 115%

Foram registradas 41 notificações em Três Lagoas

Por Kelly Martins
18/07/2017 • 15h54
Compartilhar

Somente entre os meses de junho e julho, o número de notificações emitidas aos proprietários de terrenos baldios por conta das queimadas cresceu 115%, em Três Lagoas. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, foram registradas 41 ocorrências deste tipo até esta terça-feira (18), sendo que o mês anterior terminou com 19. Foram 22 notificações apenas 18 dias de julho, o que equivale a mais de um caso por dia em terreno abandonado.

Os dados refletem fatos denunciados ou pegos em flagrante. Porém, a estimativa é que aumente, principalmente, neste período de inverno, em que a estiagem é maior. Um dos flagrantes foi registrado na noite de segunda-feira (17), no bairro Interlagos. Um morador ateou fogo em lixo próximo ao meio-fio.

O secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, explica que, conforme o Código de Postura do Município - Lei Municipal nº 2.418 de 23/12/2009, Art. 26, inciso VII, realizar queimada urbana é crime que prevê multa de R$ 446,00. Também estabelece que a multa será aplicada mesmo se foram terceiros quem atearam fogo no terreno.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do clima frio e, aparentemente, mais úmido, por estar nublado, a queimada urbana ainda é um grande problema, pois o vento, que é mais constante nessa época, leva fumaça a uma distância maior, afetando ainda mais pessoas. A pasta orienta que os terrenos sejam murados para evitar proliferação de doenças e também de queimadas.

Lixo

A restrição sobre queimada urbana não é apenas sobre o atear fogo em folhas, galhos e afins, queimar lixo de qualquer tipo também é crime e pode ser ainda mais prejudicial dependendo do conteúdo incendiado. Além disso, é um risco para quem trafega pelas ruas e calçadas, pois na maioria dos casos, o fogo é ateado no lixo que fica próximo ao meio-fio.

As denúncias podem ser feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone (67) 3929-1249. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas