RÁDIOS

ESPORTES

Enxadrista volta satisfeita do Pan Americano no Peru

Além de boa colocação na competição, Júlia Nakamura conquistou o rating fide do xadrez

Por Blog Xadrez TL
04/08/2012 • 07h00
Compartilhar

Ela não foi campeã. Mas só o fato de fazer uma viagem internacional e ter uma boa participação no XXIII Festival Pan-Americano de Xadrez da Juventude, realizado de 23 a 31 de julho, em Lima, no Peru, fez com que Júlia Yumi Ono Nakamura, 12 anos, deixasse pais, professores e treinadores orgulhosos. Enfrentando adversários de diversos países, a três-lagoense, na categoria sub-12, terminou na 36ª posição, entre 64 atletas.

De volta a Três Lagoas somente na última quarta-feira (1), Júlia mostrou-se satisfeita com seu desempenho. “Achei que foi uma competição de nível bem mais alto. O resultado foi bom porque treinei bastante para isso. A pior adversária foi uma menina do Equador. Foi uma boa colocação”, concluiu.

Apesar de contente, como qualquer esportista, Júlia queria mais. “Gostaria de pegar uma posição melhor. Mas o campeonato estava muito forte e não deu. Acho que treinando mais ainda no próximo chegarei mais longe”, previu.

Para se ter uma ideia da dificuldade da competição, participaram enxadristas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Canadá, Chile, Equador, EUA, Jamaica, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. No total, aproximadamente 800 atletas disputaram a competição, dos quais 23 eram brasileiros.

Das nove rodadas, Júlia venceu quatro, perdeu quatro e empatou uma. “O aproveitamento foi bom. Foram adversários fortíssimos, de alto nível. Além disso, tiveram as dificuldades em se adaptar com a alimentação, a altitude e a língua. Nossos atletas são todos vencedores”, disse a mãe de Júlia, Solange Mitie.


RATING

A alegria da mãe “coruja” não se restringiu apenas ao Pan. “Adriana Lot, que foi como delegada da Federação Brasileira, confirmou que Júlia teve mais uma conquista. Saiu o rating fide dela, que é uma classificação internacional adquirida em torneios deste nível, quando se joga com atletas que já têm essa pontuação. Segundo Adriana, ela é agora a número dois na categoria sub-12 no Brasil”, vibrou Solange.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes