RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Frio afasta doador de sangue e reduz estoque em 40%

Tipos sanguíneos negativos e o “O” positivo são o que mais faltam neste período no Hemonúcleo de Três Lagoas

Por Kelly Martins
17/06/2017 • 08h33
Compartilhar

Com a chegada do inverno, o Hemonúcleo de Três Lagoas registra queda nas doações em relação a outras épocas do ano, como o verão, por exemplo, período com maior número de contribuições, segundo a coordenação. O estoque está baixo e 40% menor do patamar ideal para este período. Situação que preocupa os funcionários, já que a unidade de saúde fornece sangue para hospitais em Três Lagoas e em outros seis municípios: Selvíria, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Inocência. 

Em média, são distribuídas entre 40 e 50 bolsas de sangue por semana. “Há épocas do ano em que as pessoas diminuem suas idas ao banco de sangue. Este período é conhecido como ‘junho vermelho’ por conta do estoque reduzido. Gripes, resfriados, por exemplo, afastam muitos doadores. Também por ser época de férias escolares, muitas famílias viajam e as pessoas deixam de doar”, observou coordenadora do estoque sanguíneo do Hemonúcleo, Jaqueline Amália Rovari, também assistente social.  

Os tipos sanguíneos em situação mais delicada são os negativos (O-, B- e A-) e “O” positivo. O Hemonúcleo tem atualmente 2.500 pessoas no cadastrado de doação. Segundo Rovari, o desafio é manter esses doadores ativos e atrair mais pessoas para o cadastramento. “Muitos doam de forma esporádica, uma vez por ano, a cada dois anos”, pontuou. 

O Hemonúcleo está localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520 - Jardim Primaveril. O horário de funcionamento do órgão é nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h30 e, nas terças e quintas-feiras, das 7h às 11h.

Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas