RÁDIOS

ESPORTES

Futebol de 5 do Estado tem vaga garantida no Campeonato Brasileiro da modalidade

A competição acontecerá em em São Paulo entre os dias 24 e 27 de outubro

Por Isabelly Melo/CBN
25/06/2018 • 18h20
Compartilhar

A Seleção Brasileira de Futebol de 5 é pentacampeã da modalidade. A equipe faturou mais um título no dia 27 de junho, após vencer os nossos hermanos argentinos por 2x0, pela Copa do Mundo da Espanha. A seleção garantiu ainda uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. 

O título ampliou a hegemonia do Brasil na modalidade, das sete edições da Copa realizadas até hoje, a seleção faturou cinco: Madri (2018), Tóquio (2014), Hereford (2010), Jerez de la Frontera (2000) e Paulínia (1998). A pior colocação do Brasil foi o terceiro lugar, no Rio de Janeiro em 2002.

O futebol de 5 é praticado exclusivamente por atletas com deficiência visual, que são divididos em três classes: 

As regras são semelhantes ao futsal, com dois períodos de 25 minutos cada. Os jogadores de linha - ala, pivô e fixo - usam vendas, para dar mais igualdade as disputas. O goleiro é o único jogador que enxerga, e além de defender, tem a função de orientar a equipe. Outro orientador são os quizos que ficam dentro da bola. Além disso, o público deve ficar em silêncio para que os jogadores tenham o melhor desempenho auditivo possível. O chamador também auxilia os jogadores, falando durante as jogadas e batendo nas traves do gol para orientar, por exemplo, um batedor de penâlti. 

Mato Grosso do Sul tem vários paratletas que praticam a modalidade, o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC) possui um time de futebol de 5 há mais de 20 anos, como explica o Técnico atual da equipe, Eric Douglas Costa Montenegro. Eric começou na modalidade como goleiro, e atualmente é o comandante da equipe que tem vaga garantida no Campeonato Brasileiro de Futebol de 5, que irá acontecer em outubro deste ano.

A equipe conquistou a vaga após ser vice-campeã do Regional Centro-Norte em abril deste ano, em Trindade, Goiás. Os treinos acontecem cerca de cinco vezes por semana, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e no Instituto Mirim, em Campo Grande. A equipe tem mais de 15 jogadores, sendo brasileiros de diversos Estados e até mesmo de outros países, como Paraguai e Argentina. No Estado e a nível Brasil a modalidade é levada a sério.

Para manter a equipe e os treinamentos, o time do ISMAC recebe apoio em forma de alguns materiais e passagens. De acordo com o técnico Eric Montenegro, o apoio é baixo, sempre requerido com ofício ao Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesport), que nem sempre são atendidos. Além do material, para treinar a equipe utiliza espaços cedidos. Segundo Eric, os atletas não conseguem viver da modalidade em Mato Grosso do Sul.

Para mais informações sobre a equipe entre em contato pelo telefone (67) 99119-5628. Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas está localizado na Rua 25 de Dezembro, nº 262, em Campo Grande. Para entrar em contato com o Instituto ligue 3325-0997. Confira abaixo a entrevista na íntegra com o técnico do time de futebol de 5 do ISMAC. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes