RÁDIOS

ESPORTES

Goiás bate Avaí pelo alto e entra de cabeça

Com 3 gols em jogadas de bola parada, time goiano ultrapassa o Vitória e empata em pontos com Criciúma

Por Antonio C. Mafalda / Mafalda Press / Futura Press
20/10/2012 • 07h19
Compartilhar

A intenção do Avaí era vencer para tentar iniciar um último embalo e ainda sonhar com a possibilidade de retorno à Série A. Porém, talvez não houvesse adversário pior para o momento. O Leão de Santa Catarina mediu forças contra o Goiás, em casa, mas sucumbiu diante da enorme eficiência e sintonia do adversário. Mesmo sem serem brilhantes, os visitantes venceram por 4 a 1, com três gols no primeiro tempo, e se mantiveram firmes na luta pelo título da Segundona.

Amaral, duas vezes, e Renan Oliveira marcaram de cabeça. Walter, já na etapa complementar, fechou a conta. O Goiás chegou aos 64 pontos, ultrapassou o Vitória e assumiu a vice-liderança. A equipe goiana terá de secar o Rubro-Negro baiano, que recebe o Atlético-PR neste sábado, se quiser permanecer em segundo. Porém, qualquer resultado será benéfico aos esmeraldinos, pois o Furacão também luta por uma vaga no G-4. O Goiás é o melhor time do segundo turno, com dez vitórias em 12 jogos, e volta a campo terça-feira, as 19h30m (de Brasília), contra o Asa, em Goiânia.
 
Ao que tudo indica, o Avaí, que marcou com Evando no segundo tempo, terá apenas de cumprir tabela nas rodadas finais. A equipe do técnico Argel Fucks ainda não engrenou na Série B e nem dá sinais de que conseguirá fazê-lo. Com 46 pontos, os catarinenses permanecem na sétima posição, com 11 pontos a menos do que o São Caetano, quarto colocado. O Avaí volta a jogar também na próxima terça, só que às 21h50m, contra o Bragantino, fora de casa.

Quanta eficiência...
 
Os donos da casa até passaram a impressão de que poderiam dificultar as coisas para o rival e dar alegria aos poucos torcedores que foram à Ressacada. Por meio do lateral Arlan, o Leão tomou iniciativa da partida e começou atacando. Com mais posse de bola, o Avaí tentava ser perigoso pelo lado direito. Aos dez, Arlan cruzou para Camilo, que subiu mais alto e cabeceou para a boa defesa de Harlei.
 
Mas a resposta foi imediata. O Goiás começaria a mostrar, já no lance seguinte, que tinha muitas cartas na manga. Uma delas era o entrosamento. Sem desfalques por suspensão ou lesão, o técnico Enderson Moreira repetiu a escalação esmeraldina pela sétima vez seguida, fato incomum no futebol brasileiro. Com leveza, a equipe visitante armou rápido contra-ataque. A bola chegou aos pés de Walter, que chutou com força, da intermediária, e assustou Moretto.
 
Aos 18, o Avaí teve nova chance. Mika chutou de longe e obrigou o goleiro adversário a praticar grande defesa. O Goiás não perdoou. A partir daquele momento, toda boa investida catarinense no primeiro tempo seria respondida com gol ou lance perigoso. O primeiro deles saiu aos 21 minutos. Walter recebeu na ponta esquerda e cruzou na cabeça de Renan Oliveira, que ganhou da marcação e balançou as redes: 1 a 0 Goiás.

O Avaí tentou mostrar nos seis minutos seguintes que não se abateria com o gol sofrido. Aos 27, a equipe catarinense perdeu a melhor chance para balançar as redes. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou viva dentro da área esmeraldina. Mika ficou com a sobra e chutou. Mesmo com a visão prejudicada por vários jogadores à sua frente, Harlei defendeu e afastou o perigo.
 
Apesar do esforço do Avaí, o Goiás chegava com perigo. O fato de ter apenas um atacante de ofício – Walter – parecia dificultar a marcação rival, já que vários atletas chegavam com frequência ao setor ofensivo. Um deles era Egídio, que arriscou de fora da área. O chute foi tão despretensioso, que não é possível precisar que o lateral tentou a finalização ou o cruzamento. O fato é que a bola tomou efeito e beijou a trave de Moretto.
 
Amaral na cabeça!
 
Amaral já fazia grande temporada pelo Goiás quando o zagueiro Rafael Toloi se transferiu para o São Paulo. Com isso, o volante herdou a braçadeira de capitão e cresceu ainda mais na equipe. Com confiança, também se aventura no ataque, sobretudo em jogadas de bola parada. Antes de a bola rolar na Ressacada, Amaral tinha quatro gols de cabeça na Série B. Agora, tem seis. Aos 32 minutos, Egídio cobrou falta, Moretto saiu mal, e o capitão esmeraldino não perdoou: 2 a 0 Goiás.
 
Já vaiado por parte da torcida, o Avaí sentiu o golpe. A situação era incômoda. Era atacar, esbarrar na defesa do Goiás e, em seguida, sofrer um ataque perigoso. Mas não dava para desistir tão cedo. Aos 35, após cruzamento de Arlan, Fábio Santos ganhou de Ernando pelo alto e cabeceou com muito perigo. A resposta? Ah, já estava até na ponta da língua dos torcedores. Escanteio para o Goiás aos 43 minutos, Egídio cobra, e Amaral sobe na primeira trave para ampliar o placar: 3 a 0.
 
E o tempo passa...
 
Argel Fucks substituiu Diogo Acosta por Laércio no intuito de dar mais poder de fogo ao Avaí. A alteração não surtiu efeito. O que se viu no segundo tempo foi o time catarinense tentando atacar, mas sem inspiração, e o Goiás bem postado. Com ampla vantagem no placar, o Verdão saia de forma perigosa nos contra-ataques e estava mais perto do quarto gol do que o rival de balançar as redes pela primeira vez.
 
Ao perceber que apenas uma mudança não surtiria efeito, o treinador do Leão lançou Felipe Alves na vaga de Aelson. Em vão também. Com muita lucidez, o Goiás bem controlou o jogo. Para não falar que tudo corria bem no time visitante, Walter chutou de forma bizarra aos 16 minutos. A bola passou muito longe do gol. Entretanto, em seguida Walter se redimiu, tocou de letra para Vítor, que chutou em cima de Moretto.
 
A última cartada de Argel era Evando. Ídolo do clube, o carismático atacante substituiu Fábio Santos e não demorou a arrancar pelo menos um sorriso de seu torcedor. Aos 29, ele chutou prensado com Thiago Mendes e surpreendeu Harlei, que estava adiantado: 3 a 1. Mas se no primeiro tempo o Goiás fazia gols quando era ameaçado, na etapa complementar a equipe também não deixaria barato. No minuto seguinte após sofrer o gol, Ricardo Goulart passou como quis por Fred e cruzou para Walter. Livre, o jogador apenas empurrou para o fundo das redes: 4 a 1 Goiás.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes