Rádios On-line
DENUNCIADO

MP denuncia Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Ex-presidente foi denunciado por crime de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica relacionado a compra de um triplex

9 MAR 2016 - 19h:51Por Ana Cristina Santos

O Ministério Público Estadual de São Paulo apresentou nesta quarta-feira denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por acusação de crime de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica relacionado ao triplex 164-A, do Condomínio Solaris, no Guarujá, segundo o Jornal O Globo.

Os promotores entendem que Lula, o qual nega, tentou ocultar a propriedade do imóvel, que oficialmente está registrado em nome da empreiteira OAS. A acusação, com 193 páginas, foi protocolada na noite desta quarta-feira no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

De acordo com o G1, dezesseis pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-presidente Lula, a ex-primeira dama dona Marisa Letícia e um dos filhos de Lula, Fabio Luís Lula da Silva, que seriam beneficiários do triplex.

Ainda segundo o G1, os promotores paulistas suspeitam que a OAS tenha reservado o imóvel para Lula e a família dele. E que o ex-presidente tenha comprado o triplex. Pelo menos, 100 pessoas já foram ouvidas nas investigações em São Paulo, entre elas moradores, corretores e funcionários do prédio.

Na última sexta-feira (4), Lula prestou depoimento por condução coercitiva por decisão do juiz Sergio Moro no caso da Operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Petrobras.

A assessoria do ex-presidente alega que Lula nunca foi dono do apartamento, mas somente proprietário de cotas de um projeto da Bancoop, cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, adquiridas por sua esposa, Marisa Letícia. A cooperativa se tornou insolvente e transferiu imóveis inacabados para a construtora OAS.

Deixe seu Comentário