RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Paciente em luta contra metastase faz campanha para arrecadar toalhas brancas

Artigos de higiente pessoal são frequentemente utilizados por pessoas em quimioterapia

Por André Barbosa
17/10/2017 • 12h25
Compartilhar

Voluntários que atuam no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora realizam uma campanha para arrecadação de toalhas de banho e de rosto brancas, para o Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL). O ponto de entrega fica na própria entidade médica, e recepção da enfermaria. Os artigos são frequentemente utilizados pelos pacientes em quimioterapia e radioterapia.

“Passo por sessões de quimioterapia, pelo menos duas vezes por semana e vejo o quanto é gasto com este tipo de material, mesmo com todo o investimento que o hospital tem, é preciso que haja doações. As toalhas são muito usadas e duram pouco”, disse a idealizadora da campanha, a pedagoga Elisangela de Fátima Alves, 35.

Até nesta terça-feira (17), 80 toalhas já haviam sido doadas à entidade. “Nossa meta é chegar a 500 toalhas de rosto e outras 500, de banho. Além das redes sociais, estamos visitando lojas e pedindo, inclusive, que forneçam descontos especiais para quem for comprar para doar”, disse Elisangela.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua rede social na internet, o hospital também divulga a campanha encabeçada pela pedagoga três-lagoense.

 

Motivação

Diagnostica com câncer de mama há nove anos, a paciente hoje, luta contra o processo de metástase que atingiu a coluna cervical e os ossos. Anteriormente, a doença chegou aos pulmões, mas o tratamento eliminou o risco, segundo Elisangela. Sem perder a esperança da regressão da doença, a professora mantém ações voluntárias junto a unidade médica. “Conheço pelo menos 15 mulheres com a doença e prefiro conviver ao lado delas, dando forças e auxiliando nesta luta. É preciso que tenhamos força juntas. Digo sempre que, muitas pessoas não tiveram nem chance de lutar contra a doença. Nós temos e isso já é uma vitória. Vivo um dia de cada vez e considero uma vitória acordar e receber minha filha pedindo a benção, pela manhã”, revelou Elisangela.

A paciente, mãe de três filhos, faz questão de praticar atividades físicas como a caminhada e revelou que já ‘raspou’ o cabelo quatro vezes. “Ainda não sei se vou precisar cortar desta vez. Trato da metástase do câncer de mama, que é um dos que mais se espalham pelo corpo. Por enquanto não houve quedas de cabelos. Na caminhada, tenho que fazer o mínimo esforço físico, sob risco de ficar tetraplégica, mas, nem isso me impede de buscar o bem-estar. Procuro dizer que somos soldados em uma guerra. Alguns tombam em combate e os que ficam, precisam continuar de cabeça erguida e confiantes na vitória, até ela chegar”, finalizou.

 

Diagnóstico

A mamografia, exame que detecta o câncer de mama, aliado ao exame clínico e ao autoexame são considerados elementos essenciais para a prevenção de novas mortes pela doença, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. De acordo com o órgão, o Brasil registra 58 mil casos de câncer de mama por ano e a maioria é detectada com lesões consideradas muito grandes, com mais de cinco centímetros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas