RÁDIOS

ESPORTES

Panorama: acidente em Brasília e avanço no Maracanã marcam agosto

Por Redação
01/09/2012 • 09h07
Compartilhar

Agosto começou com acidente na obra de Brasília e alguns dias de greve no Recife, teve bons avanços no Maracanã e terminou com elogios da Fifa sobre a prepraração dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. Na última semana do mês, o secretário-geral Jérôme Valcke visitou Manaus e Cuiabá ao lado de Ronaldo e Bebeto e voltou à Suíça empolgado pela boa relação com o governo após a crise causada pelo "chute no traseiro" em março.

- O que mudou é que simplesmente está funcionando melhor. Há mais trabalho sendo feito, há uma aceleração do processo, e as coisas estão acontecendo. A vida é assim. Era difícil e lento e, de repente, talvez pela pressão do evento, todos se deram conta de que era preciso agilizar. Tivemos alguns problemas, mas muitos já foram resolvidos. Agora, estamos em ritmo de cruzeiro, no ritmo necessário para deixarmos tudo pronto em 2014 - disse Valcke na coletiva realizada no Rio de Janeiro, quinta, antes de retornar à Suíça.

Todo dia 1º, o GLOBOESPORTE.COM publica um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios do Mundial, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede. O Castelão segue como mais adiantado: a arena de Fortaleza fechou agosto com 86% e mantém o cronograma para ser inaugurado até dezembro. Natal tem a arena mais atrasada. A última medição revelada, feita em 30 de julho, aponta a Arena das Dunas com 29%, mas o governo do Rio Grande do Norte acredita que a obra passou de 30% em agosto.

O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, voltou a ter problemas com acidente no canteiro de obra. Depois da morte de um operário ao cair de uma altura de cerca de 30 metros em junho, cinco funcionários ficaram feridos no dia 6 de agosto após uma armação feita para sustentar uma das vigas de concreto ter despencado sobre os trabalhadores. A arena da capital federal fechou o mês com 72% da obra concluída.

Palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o Maracanã teve avanços importantes em agosto. Duas partes da obra foram concluídas: o último anel de compressão da nova cobertura tensionada em fibra de vidro e teflon foi colocado, assim como a última peça de pré-moldado da arquibancada.

O governo do Rio de Janeiro anunciou ainda que chegou a um acordo com a empresa brasileira Giroflex para a compra das cadeiras do estádio, que serão fabricadas no país a partir de setembro. Nas cores azul, amarela e branca, os cerca de 79 mil assentos são confortáveis e de cinco tipos diferentes, distribuídos entre arquibancada, cadeiras especiais, premium, camarotes e tribuna de honra. O Maracanã terminou agosto com 62% de conclusão.

Ainda sem a confirmação de ser sede da Copa das Confederações em 2013, a Arena Pernambuco sofreu com dois dias de paralisação dos operários, que reivindicavam melhorias salariais, plano de saúde, folga no dia do pagamento e reajuste das horas extras. José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, afirmou que Recife estará no torneio do ano que vem, mas Valcke voltou a dizer que a cidade deve esperar até o final de outubro pela decisão da Fifa.

Em Porto Alegre, um vídeo feito por torcedores do Grêmio gerou polêmica no Beira-Rio: as imagens mostram uma rachadura e um tremor em um dos setores do estádio durante o Gre-Nal 393, no último domingo. Mas a diretoria do Internacional garante que não há problemas na estrutura da construção e que tampouco há riscos para a segurança.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes