RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Posição geográfica coloca cidade na rota do desenvolvimento

Água em abundância e potencial para diversidade energética são atributos de Três Lagoas

Por Ana Cristina Santos
14/06/2017 • 09h33
Compartilhar

A posição geográfica de Três Lagoas- situada às margens do rio Paraná, na divisa Com o Estado de São Paulo, é um dos principais atributos para o desenvolvimento industrial do município, que completa, nesta quinta-feira, 15 de junho, 102 anos de emancipação-político administrativa.

O município é rico em aportes hídricos, abastecido por rios e córregos, todos situados sobre o maior lago subterrâneo do mundo, o aquífero Guarani. Essas características, somadas à posição geográfica, no encontro das malhas viárias, fluviais e ferroviárias, bem como ampla oferta de terras, são atrativos para a exploração econômica da região.

Nova Ponte sobre o rio Paraná, ao lado da ponte ferroviária, em Jupiá - Foto arquivo/divulgação

O potencial hídrico, a capacidade e diversidade do potencial energético, bem como a localização, são atributos que atraem investimentos para o município, que possui abundância energética contando com uma usina hidrelétrica, uma termelétrica, com o gás natural, biodiesel gerado pela Cargill, e geração de energia por meio de biomassa produzido através do eucalipto.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A posição geográfica de Três Lagoas possibilita o fácil acesso a importantes canais de escoamento para a produção. O município dispõe ainda de um aeroporto, de uma hidrovia, de uma ferrovia e duas importantes rodovias- diversidades de modais de transporte que contribuem para o desenvolvimento do setor industrial- principal fonte geradora de renda para o município.

Termelétrica de Três Lagoas - foto- arquivo/divulgação

Essa localização estratégica possibilitou a instalação de grandes investimentos em Três Lagoas.  O município conta com as duas maiores fábricas de celulose do mundo, em um total de 62 indústrias instaladas na cidade.

Essa industrialização possibilitou uma dinâmica do comércio exterior três-lagoense nos últimos 10 anos, apresentando importantes mudanças, com grande impacto sobre o volume e recursos das importações e exportações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas