RÁDIOS

ESPORTES

Ruth será cidadã três-lagoense

Título será entregue a ex-pivô da seleção brasileira em sessão solene na Câmara, amanhã

Por Rafael Rossi
08/03/2012 • 07h30
Compartilhar

ouca gente sabe, mas a ex-pivô da seleção brasileira de basquete feminina nas décadas de 80 e 90, Ruth Roberta de Souza, não nasceu em Três Lagoas. Em 1968, a agora técnica de basquete da Sejuvel, veio ao mundo na cidade de Guiratinga (MT). Mas com apenas cinco anos, mudou-se para a “Cidade das Águas”. Por conta disso, o vereador Jorginho do Gás levou até aos vereadores uma moção solicitando que Ruth recebesse o título de cidadã três-lagoense.

O pedido foi aprovado e o reconhecimento oficial será realizado em uma sessão solene na Câmara Municipal, amanhã, às 19h30. Ao lado de atletas como a “Rainha” Hortência, Janeth, Marta, “Magic Paula”, Joice, Roseli, Adriana e Simone, entre outras, Ruth fez parte da geração mais vencedora da história do basquete feminino brasileiro. Os títulos mais importantes foram o Pan-Americano de 1991, em Cuba, e o Mundial de 1994, na Austrália.

A ex-atleta nem sabe como chegar à cidade natal. “Sempre que as pessoas me perguntavam em alguma entrevista, a resposta não mudava: sou de Três Lagoas. Por isso, não culpo ninguém por não ter me dado o título antes, pois ninguém sabia. Tudo tem o momento certo na vida. Esse prêmio chega na hora certa. Sou três-lagoense mesmo. Se me perguntar o caminho para Guiratinga, eu não faço a menor ideia”, explica.

OBJETIVO
Ruth não esconde a felicidade pelo título e confessa que sempre teve como objetivo receber essa homenagem. “É algo que sempre almejei. Isso me deixa mais feliz e mais disposta a trabalhar por esta cidade. Sempre sonhei com este título. Era algo que, de certa maneira, me incomodava não ter”, frisou.

CARREIRA
A carreira de atleta durou 17 anos, de 1984 a 2001. Ruth passou por sete clubes: Unimep (Piracicaba-SP), BCN (São Paulo-SP), Ponte Preta (Campinas-SP), Unimed (Araçatuba-SP), Nacional (Portugal), La Spezia (Itália) e Leite Moça (Sorocaba-SP). Na seleção brasileira adulta, jogou de 1986 a 1995.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Esportes