RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Semana do Meio Ambiente termina neste sábado com ação ecológica

Crianças da Patrulha Mirim do Trânsito vão orientar motoristas sobre cuidados ambientais e distribuir sacolas ecológicas

Por Sérgio Colacino
11/06/2017 • 07h00
Compartilhar

Em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, Três Lagoas recebeu ao longo desta semana ações de conscientização ecológica. As atividades se encerram neste sábado (10) com uma “blitz” realizada pelas crianças da Patrulha Mirim do Trânsito, que vão orientar os motoristas que passam pelo cruzamento entre a avenida Rosário Congro e a rua Duque de Caxias sobre os cuidados com o meio ambiente, além de entregar sacolas ecológicas, usadas como lixeiras nos carros.

A atividade é feita em parceria com a Fibria, fábrica de celulose instalada em Três Lagoas. Segundo a coordenadora de meio ambiente da empresa, Lilian Camargo, o objetivo é sensibilizar e conscientizar os motoristas sobre a importância dos cuidados dentro do carro na preservação ambiental. “Às vezes um panfleto, um papel de bala (jogados na rua) parece pouca coisa. Mas estamos falando de 100 mil carros. Se todos não tiverem esse cuidado, em um dia chuvoso a gente acaba contribuindo para os alagamentos. É muito importante o tratamento adequado desses resíduos”, afirma. Para conseguir o objetivo de chegar aos adultos, a participação das crianças é essencial. “As crianças têm o poder da sensibilização, é o meio mais fácil de chegar aos adultos. Em todas as nossas atividades trabalhamos com crianças porque elas têm essa capacidade de assimilar a consciência ambiental e disseminá-la, entre os adultos”, completa.

Entre as atividades feitas pela empresa durante a semana, está o plantio de ipês em praças da cidade. Na praça do Jardim Flamboyant foram plantadas 10 árvores com a ajuda do Pelotão Mirim, da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército. Os irmãos Gabriel e Gustavo Yamamoto fazem parte do projeto social dos bombeiros e também participaram do plantio. “Fico feliz porque a gente vai poder tomar tereré debaixo da sombra”, já projeta Gabriel. “E ainda deixa o ambiente mais bonito”, ressalta Gustavo.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As crianças da rede municipal de ensino também entraram nas comemorações. A secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas com a ajuda dos alunos da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão e do Centro de Educação Infantil (CEI) Diógenes de Lima 26 lixeiras ecológicas na circular da Lagoa Maior e uma placa de orientações ambientais na Segunda Lagoa. As lixeiras são feitas de galões de água reciclados, doados pelo ambientalista Manoel Pimenta. Elas foram instaladas entre as já existentes nos arredores da Lagoa. “Para que essas ações tenham um efeito real, os alunos foram convidados a participar, pois são eles a nova geração, que levará para suas casas o exemplo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti.

Tanto nas lixeiras quanto na placa foram colocadas adesivos de alerta sobre a importância de preservar os locais, a proibição de pescar, nadar e, principalmente, se aproximar dos animais que habitam as lagoas. “Estamos fazendo nossa parte, precisamos da colaboração da população”, acrescenta Pimenta.

As alunas Júlia Gandra e Vitória Mariano, de 10 anos, participaram da atividade. Para elas, essas ações vão incentivar cada vez mais outras pessoas a cuidarem do meio ambiente. “As pessoas às vezes não respeitam, jogam lixo em qualquer lugar. Nós estamos trabalhando para ajudar o meio ambiente”, explica Júlia. “Com esses projetos, todos vão respeitar e jogar o lixo no lugar certo”, completa Vitória.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas