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Três Lagoas, 20 de abril

Trânsito já matou cinco este ano

Cinco pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito registrados neste ano em Três Lagoas, em 2016, foram 14 mortes

Por Ana Cristina Santos
03/06/2017 • 09h41
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De janeiro a maio deste ano, cinco pessoas morreram em acidente de trânsito em Três Lagoas. No mesmo período de 2016, foram duas mortes. Em todo o ano passado, o trânsito três-lagoense matou oito pessoas, segundo os dados do setor de estatísticas da Polícia Militar, e 14, de acordo com o setor de estatísticas do Departamento Municipal de Trânsito. A diferença ocorre porque a polícia contabiliza apenas mortes ocorridas no local do acidente, ou pouco depois, enquanto o órgão municipal considera período até 30 dias após.

Das cinco mortes registradas neste ano, duas ocorrem em fevereiro e três em maio. A última foi a de Karen Priscila, de 24 anos, que se envolveu em um acidente na noite de sexta-feira (26), na avenida Capitão Olyntho Mancini.

Outra morte foi a de José Weliton Rocha da Silva, de 18 anos, que morreu atropelado por um caminhão que havia sido furtado poucas horas antes do acidente, na avenida Clodoaldo Garcia, no dia 24. A terceira morte registrada no mês passado foi a do motociclista Walter de Jesus Pereira Leandro, de 29 anos, que morreu numa batida, dia 18, no cruzamento da avenida Jari Mercante com a rua Orestes Prata Tibery, no bairro Jardim Primaveril.

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Cobrança

Preocupados com a quantidade de acidentes na cidade, vereadores cobraram na sessão de terça-feira (30) a instalação de mais redutores de velocidade (lombadas) em avenidas.

O vereador Ivanildo Teixeira (PSB) pediu a instalação de mais um redutor na Olyntho Mancini - via que foi recapeada no final do ano passado e que, em razão disso, segundo o vereador, motoristas abusam da velocidade.

O vereador Adriano César Rodrigues (PSC) pediu a instalação de lombada na avenida Filinto Müller, região do bairro Santo André. E cobrou já ter feito o mesmo pedido anteriormente.

Departamento

A diretora do Departamento Municipal de Trânsito, Creuza Ramos, disse que as mortes ocorrem, geralmente, em vias pavimentadas e sinalizadas. “Não houve [o acidente] por falta de sinalização. Não somos peritos, mas se analisarmos, podemos observar que houve falha humana. Em dois acidentes, condutores invadiram a [faixa] preferencial, onde há o sinal de ‘pare’, que não foi respeitado”, disse.

Creuza Ramos considera a Olyntho Mancini “bem sinalizada” porque três lombadas eletrônicas funcionam na via. “A questão mesmo é de comportamento. O Código de Trânsito, inclusive, não permite que redutores de velocidade sejam implantados sem um estudo de viabilidade. Não é isso que vai diminuir os acidentes e sim a mudança no comportamento dos motoristas”, observou.

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