RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 16 de abril

Bombeiros alertam sobre cuidados nas festas juninas

Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos

Por Redação
16/06/2017 • 10h33
Compartilhar

Com a chegada do período de festas juninas, o Corpo de Bombeiros Militar faz um alerta sobre os riscos de brincadeiras que podem resultar em acidentes e tragédias. Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos à sociedade e ao meio ambiente. Seguem as dicas de segurança:

- Cada tipo de produto pirotécnico é classificado de acordo com o seu poder de explosão ou queima. Essa classificação está adequada à idade do usuário de acordo com a Norma Técnica n° 30. Todo produto deve possuir na embalagem sua classificação.

- Recomenda-se acompanhamento de adultos na venda autorizada de produtos pirotécnicos de classes A e B às crianças e adolescentes, com devidas recomendações de segurança.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Crianças devem ser orientadas sobre uso de bombinhas, quanto ao risco explosões próximas aos olhos, causando ferimentos graves.

- Adultos devem soltar foguetes utilizando extensores para que a mão fique afastada do foguete e não usar fogos em ambientes fechados e não apontá-los para pessoas ou janelas.

- Cuidado com as fogueiras e jamais realimente o fogo com álcool. A garrafa pode explodir.
Não deixe caixas de fósforos ou isqueiros ao alcance das crianças. A atração que o fogo exerce sobre elas pode resultar em graves queimaduras.

- Não tente acender fogos que falharem.

- Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

- Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver risco de novas explosões.

- Confira sempre o certificado de garantia do foguete.

- Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

- Não deixe crianças por perto ao acender fogos.

- Não solte balão. Além de ser crime ambiental, também pode causar incêndio em residência, matas, curtos-circuitos, além de derrubar aeronaves.

- Não solte fogos perto da rede elétrica. Eles podem causar rompimento de cabos e acidentes.

- Não monte a fogueira embaixo da rede elétrica. O fogo ou excesso de calor pode danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia.

- Não faça ligação clandestina de energia. As pessoas que fazem ligações clandestinas correm riscos de sofrer choque e ainda prejudicam a qualidade da energia de seus vizinhos por causa da interferência na rede.

- Não coloque enfeites perto da rede elétrica.

- Não utilize materiais condutores de eletricidade, como fitas metalizadas, papel alumínio ou laminado e arames para prender bandeirolas e enfeites. Utilize sempre barbante comum ou fitilho plástico.

- Não se aproxime ou toque na rede elétrica.

- Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, informe à Empresa de Energia.

- Soltar balões é crime e é uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há riscos de explosões.

- Na hora de fazer a instalação elétrica de seu arraial, palco ou barraca, procure um profissional capacitado para fazer o serviço. Fique atento às recomendações do Corpo de Bombeiros Militar.

- Em caso de queimadura, coloque a área atingida em água corrente até o alívio da dor, não usar nenhuma pomada ou substância sobre a lesão. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar 193.

(Informações do site Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias