RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Governo prestigia curso sobre feminicídio e questões de gênero para Magistrados

Foram ressaltadas ações do Governo Estadual de enfrentamento da violência contra mulheres

Por Eliana Cristini
22/09/2016 • 17h41
Compartilhar

O Governo do Estado, por meio da Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, prestigiou a abertura do 58º Curso “Lei do Feminicídio e Questões de Gênero”, que foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, de 22 a 23 de setembro, com a participação de 50 magistrados de todo Estado para aperfeiçoamento do desempenho do exercício jurisdicional em casos de mortes violentas de mulheres (feminicídio).

Na ocasião, a Subsecretária destacou o quão importante é a mudança cultural necessária sobre o assunto e ressaltou as ações do Governo Estadual de enfrentamento da violência contra mulheres: “O enfrentamento à violência de gênero é uma pauta necessária nas políticas públicas para mulheres. É preciso que tenhamos uma mudança cultural: é preciso falar sobre o assunto, sensibilizar a sociedade, capacitar gestores públicos e oferecer atendimento humanizado e qualificado às mulheres em situação de violência”.

MULHERES, LUCIANA AZAMBUJA ROCA.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse é um momento de reflexão que envolver magistrados, Ministério Público e Defensoria, em torno de um assunto pouco debatido. Mato Grosso do Sul sai na frente e se prepara para esse enfrentamento”, reforçou o vice-presidente do Tribunal de Justiça do MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro. “É imprescindível guarnecer os magistrados de ferramenta necessária para o alcance de excelência técnica na prestação do serviço jurisdicional”, complementou o Diretor Geral da Escola Judicial (Ejud MS), Desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso.

O Evento faz parte de uma série de ações propostas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional, GTI (instituído pelo Decreto nº 14.391 de 18/2/16), composto pelas Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Perícia, representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, instituído para adaptar a realidade de Mato Grosso do Sul às diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar os feminicídios sob a perspectiva de gênero. Mato Grosso do Sul foi um dos cinco estados escolhidos pela ONU e Governo Federal para implantação deste projeto e o primeiro a formalizar o grupo, coordenado pela Subsecretária Luciana Azambuja.

Além do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), o Governo do Estado instituiu um Núcleo de Enfrentamento à Violência no âmbito da Delegacia Geral da Polícia Civil, que recebe informações sobre todos os casos de feminicídios, consumados e tentados, para mapeamento e eventual acompanhamento das vítimas. Outra iniciativa foi a criação do NAFem: Núcleo de Atendimento a mulheres sobreviventes de feminicídio e às familiares das vítimas. Iniciativas que reafirmam o compromisso de enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres no Mato Grosso do Sul. (Com informações Notícias MS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias