Rádios On-line
TERCEIRA IDADE

20 anos de história

Terceira Idade restaura história do clube e homenageia primeira diretoria. o Clube surgiu há 20 anos, da proposta de se criar um local familiar de dança e convívio entre idosos

21 AGO 2017 - 16h:42Por Carlos Fernandes

A diretoria do Grupo União da 3ª Idade, atualmente presidida por Flodoaldo Moreno, decidiu comemorar os 20 anos de história do clube, prestando homenagem a todos os ex-diretores e diretoras, com destaque especial aos membros da primeira diretoria.
Flodoaldo, antecipou dentro da programação que esta prevista para o mês de julho, está incluído a recuperação da história dos 20 anos do clube, quando será  inaugurado uma galeria com a fotografia de todos os ex-presidentes e o descerramento de uma placa destacando os nomes dos membros da primeira diretoria.
Segundo consta em ata de posse datada de 31 de julho de 1997, a primeira presidente eleita em 24 de julho de 1997 foi Esther Lopes da Silva Neves e  para o cargo de vice-presidente, Haiti Mattos de Araújo. O clube “Grupo União da 3ª Idade D. Dilma da Costa Taveiros” passou a ser legalmente constituído em 26 de março de 1998, quando houve o registro oficial do seu estatuto.  
Nas atas consta que “tudo começou em 2 de junho de 1997, quando um grupo de pessoas começou a reunir-se para dançar e passar momentos de alegria e descontração”, conta Flodoaldo.
“A dona Esther, a quem o nosso clube deve anos e anos de dedicação, ocupou a presidência até 18 de dezembro de 2006, sendo reeleita, em seguidos mandatos de dois em dois anos, observando fielmente os estatutos”, informou Flodoaldo.


Após esse período atas que registram as realizações e a história do Grupo União da 3ª Idade. O seu segundo presidente foi Orival Martins, conhecido como “Profeta”. Eleito em 18 de dezembro de 2006 e o seu mandato, de dois em dois anos, se estendeu com sucessivas reeleições até 6 de julho de 2015, quando assumiu interinamente o seu vice, Walfredo Bernardi, com um mandato tampão de poucos dias até a realização de eleição do novo presidente em consequência da renuncia de Profeta por motivos particulares. Em seguida foi eleito Walter Nascimento, que exerceu o cargo de presidente do clube até dezembro de 2016, quando, então, foi eleito o atual presidente. 

LOCAL DE CONVIVÊNCIA

O Grupo União da 3ª Idade há vários anos, desde sua fundação ocupa um imóvel alugado na rua Bruno Garcia na confluência com a rua Generoso Siqueira, na região central da cidade.
“É um local de convivência, respeito, alegria e muitas amizades”, resumiu o presidente Flodoaldo. “Foi assim que começou e assim temos procurado mantê-lo”, completou.
Tudo começou por ocasião da visita a Três Lagoas de uma prima de dona Esther, residente em Baurú (SP), professora aposentada de curso de Assistência Social, Célia Martins. Como ela desenvolvia atividades e orientação a um Grupo de Terceira Idade na cidade paulista, sugeriu que fosse fundado em Três Lagoas como em muitas cidades do interior de São Paulo um clube, contou Flodoaldo.
Como não havia um local apropriado para reunir pessoas da terceira idade, Célia, disse, então, vamos formar um clube em Três Lagoas, que será um local de congraçamento e entretenimento entre pessoas da melhor idade. Assim, começou tudo conforme me contou certa vez a dona Esther”, lembrou o presidente Flodoaldo.
Na época, um grupo de senhoras, lideradas pela dona Esther, procurou a então diretora da escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), professora Desirê, para que cedesse um espaço para reuniões. As primeiras reuniões começaram no recinto do Sesi e em homenagem a diretora da instituição, as primeiras associadas resolveram dar ao clube o nome da mãe da diretora, denominando-o de Grupo da União da 3ª Idade, D. Dilma da Costa Taveiros.
“Hoje, estamos com 220 sócios, mais ou menos, com idade acima dos 50 anos e alguns com mais de 90 anos, que nos dão lindos exemplos de saúde, disposição e alegria”, ressaltou Flodoaldo.
O clube se mantém com as taxas de adesão e mensalidades dos sócios e também com as variadas promoções e eventos, realizados no decorrer do ano.


Além dos bailes, às sextas-feiras e sábados, a sede do Grupo União da 3ª Idade abre todos os dias ao público, a partir das 12 horas, com uma série de atividades, sempre abertas a toda a comunidade. Entre elas, aulas de dança, jogos de mesa (baralho) e vários cursos.
“Temos também uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e procuramos participar sempre de eventos, campanhas e promoções, como por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversário da Cidade, Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e outras”, observou o presidente.
“O principal de tudo é mantermos o Grupo União da 3ª Idade como um local que continue sendo referência para as nossas famílias, observando regras e disciplina, onde todas as pessoas, em especial as da melhor idade, se sintam alegres, felizes e sempre com mais disposição de viver a alegria da vida, sem solidão ou qualquer outro tipo de tristeza ou doença”, completou Flodoaldo.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13