RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

4 dicas sobre como agir proativamente em prol da Amazônia

Quem ensina é Fe Cortez, fundadora do Menos 1 Lixo e defensora Mares Limpos pela

Por Redação
17/09/2019 • 07h00
Compartilhar

Em agosto, o Dia do Fogo foi mais um trágico episódio na história do Brasil. Às 15h, o céu de São Paulo ficou cinza enquanto Amazônia queimava, pedindo socorro. O que vimos depois foram manchetes, manifestações, reportagens, conversas e posts lamentando as queimadas – por semanas, não se falou em outra coisa (e tinha como?). Até giga empresas notificaram boicote à pecuária brasileira para pressionar ações do governo. Mas o que muita gente ainda não entendeu é que nós, consumidorxs e pessoas "normais", somos os principais agentes de mudança desse cenário. Yep! Somos a força que move a economia, as tendências de mercado e o resultado de uma sociedade capitalista.

1. Elimine ou reduza o consumo da carne vermelha

Já se sabe que a pecuária é a maior responsável pelo desmatamento na Amazônia e que nós comemos carne demais! Segundo a OMS, os brasileiros consomem o dobro do necessário. O Brasil é o quarto país que mais come carne bovina no MUNDO! E o desmatamento e a pecuária são responsáveis por 74% das emissões de gases de efeito estufa no País, agravando (e muito!) o cenário das mudanças climáticas.

Portanto, a prática do vegetarianismo é, sim, um dos caminhos para a diminuição do nosso impacto nas consequências desse caos. O consumo excessivo da carne é, definitivamente, um impeditivo para gente mudar o mundo. Então aproveita o #setembrosemcarne e a #segundasemcarne para começar a mudança tirando a Amazônia do seu prato, no mês em que celebramos sua existência. Essa é uma ótima oportunidade!

2. Fale sobre o assunto

É importante falar sobre o que está acontecendo, sim. Leve a Amazônia para o happy hour com as amigas, para a sua casa, para a escola dos seus filhos, para o trabalho, para as redes sociais. Mas a ideia não é abordar o assunto como se fosse uma conversa de elevador, e, sim, trazer o debate com soluções propositivas: o que você faria ou pensa em fazer pela Amazônia? O que você JÁ faz pelo meio ambiente no seu dia a dia? Seja uma agente de informação.

3. Cobre um posicionamento dos seus ídolos

É importante cobrar a manifestação de quem tem visibilidade e se mobilizar também. Participe de grupos de debate, vá a manifestações na sua cidade. O que sua celeb ou digital influencer preferida está falando sobre isso? Precisamos falar com pessoas além dos jornalistas e ativistas. Formadorxs de opinião e seu apelo ao grande público fazem uma diferença brutal! Não dá para não falar da Amazônia. Não mais!

4. Visite a Amazônia e conheça projetos de preservação da floresta

Conheça seu país! Conecte-se com a floresta e ensine as crianças, sejam ou não seus filhos, a fazerem o mesmo. A gente cresce sendo ensinada a valorizar tudo que vem de fora – mas e a abundância da natureza brasileira?  Guardar as viagens das férias para a gringa, comprar produtos importados... Repense estes hábitos. Tome consciência sobre o nosso patrimônio. Esta é a nossa casa!

Em tempo: a gente PRECISA cuidar do planeta como cuida do que é material, do que é nosso. A Amazônia é responsabilidade de todos nós! Não dá para gente colocar a conta só no governo ou no sistema. Precisamos cobrar e acompanhar, é claro, afinal, nosso papel cidadão é reivindicar também pelos direitos humanos e da terra. E, mais do que nunca, precisamos agir. Juntas e agora!

Fonte: Revista Glamour

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E