Rádios On-line
8690
CASA

7 dicas de ouro para organizar a geladeira e conservar melhor os alimentos

Depois de ler esta matéria, você vai correr para a cozinha para deixar a sua geladeira impecável!

13 FEV 2019 - 07h:57Por Redação

Mais do que facilitar a sua rotina, deixar a geladeira em ordem garante que os alimentos sejam bem conservados, além de mais economia nas compras. Mas para arrumá-la corretamente, há alguns critérios importantes. Confira as dicas:

1. Respeite a ordem das prateleiras

Nada de sair distribuindo os alimentos nas prateleiras aleatoriamente! Dentro da geladeira há locais mais e menos frios, então leve isso em conta.

De forma geral, a prateleira mais alta é a mais fria, mas é possível que haja acima dela um compartimento extrafrio. Pois é aí que devem ser colocados os alimentos perecíveis, mais sensíveis, como iogurtes, patês, frios, manteiga, requeijão…

Logo abaixo vão ovos, leite, saladas prontas, sobremesas com leite. A prateleira do meio deve ser reservada para alimentos já cozidos e carnes cruas.

As prateleiras que ficam ainda mais embaixo são as que menos recebem ar refrigerado, portanto devem guardar frutas e outros alimentos que pedem menos frio, além daqueles que precisam descongelar.

2. Gavetão é só do hortifrúti

Quase toda geladeira tem uma enorme gaveta que deve ser reservada às verduras e aos legumes – e o ideal é higienizá-los antes para não trazer a sujeira do hortifrúti para dentro do eletrodoméstico.

Uma dica: para conservar melhor as folhas cruas, lave, seque, acomode em um recipiente forrado com papel toalha e tampe. Embalagens plásticas fechadas a vácuo também são excelentes aliadas.

3. Atenção a quem vai na porta

Nada de colocar alimentos sensíveis ali, pois o abre-e-fecha provoca uma oscilação enorme de temperatura nessa parte e pode estragá-los. Por isso, retire os ovos da porta agora mesmo – eles vão para as prateleiras mais frias!

A porta fica destinada a garrafas de água, suco, refrigerante, vinagre, condimentos e conservas.

4. Nunca guarde latinhas abertas

Os cuidados com produtos enlatados devem ser dobrados. Isso porque, após aberta, a lata pode oxidar e contaminar o alimento. O ideal é transferir o conteúdo que restou para um pote de vidro ou plástico para guardar na geladeira.

E a dica de não deixar nada aberto vale para todos os recipientes. Guarde sempre as comidas fechadas para evitar contaminação e odores.

5. Use potes iguais para um encaixe perfeito

Esta é uma sugestão dos experts em organização: com recipientes iguais, fica mais fácil achar tampas, tudo fica visualmente mais agradável e tudo se encaixa – prefira os de formatos quadrados ou retangulares, pois os redondos perdem muita área útil quando colocados lado a lado.

Caixas e cestos organizadores também podem ajudar a agrupar os alimentos e organizar melhor o espaço interno.

6. Cole etiquetas

Mesmo que o pote seja transparente e você consiga saber de cara quais são os alimentos que estão lá dentro, é importante etiquetá-lo. Além de anotar ali o nome do alimento, é muito importante colocar a data para não perder o prazo de validade.

7. Afaste as coisas das laterais e do topo

Não encoste os alimentos nas laterais ou no topo da geladeira: deixe uma área livre de uns 10 cm para garantir a circulação de ar. E tome cuidado para não exagerar nas compras sob risco de sobrecarregar o eletrodoméstico.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13