Rádios On-line
7919
BELEZA

9 dicas para controlar a oleosidade e fazer as pazes com a pele

Confira os melhores cuidados e desencane da aparência brilhante do rosto.

10 SET 2018 - 08h:15Por

A oleosidade da pele nada mais é do que a secreção de gordura em excesso pelas glândulas sebáceas. Essa produção além do normal de sebo pode ocorrer por vários fatores, como a genética e hormônios, além de poder piorar de acordo com a dieta, clima, poluição e estresse.

É compreensível o incômodo causado pela pele oleosa, afinal o brilho indesejado aparece nas mais diversas situações e nem sempre é possível controlá-lo. Porém, alguns cuidados certeiros ajudam a lidar melhor com ele e a deixar a vida de quem sofre com a oleosidade mais leve e sem tantas preocupações. Abaixo, conversamos com o dermatologista Dr. ?Cristiano Kakihara e listamos algumas dicas para te ajudar a turbinar a rotina de beleza e parar de se preocupar com o excesso de brilho.

1.Lave o rosto com o produto certo

“O primeiro cuidado é o uso do sabonete específico para higienizar a pele duas vezes ao dia. Sempre indico um produto suave, de pH fisiológico (em torno de 5,5), não comedogênico e, de preferência, sem perfume para não causar uma irritação. Outra opção é um sabonete próprio para tratar da oleosidade, que conta com substâncias que ajudam a controlá-la, como os ácidos salicílico e glicólico. O ideal é sempre evitar cosméticos muito hidratantes, pois eles pioram o aspecto gorduroso do rosto”, explica o Dr. Cristiano.

2.Filtro solar, sim!

Independente do tipo de pele, a proteção solar é muito importante para a saúde facial. Para quem lida com a oleosidade, as versões em gel são boas opções, pois além de criarem uma barreira contra os raios solares, também possuem uma textura leve que não entope os poros.

3.Limpeza de pele também ajuda

Geralmente, quem sofre com o excesso de oleosidade acaba tendo poros mais aparentes e cravos (que também são considerados um tipo de acne). “Para suavizar o aspecto dos furinhos pelo rosto e eliminar o sebo e a sujeira que formam os comedões, é indicado fazer a limpeza de pele. Esse é o único procedimento que ajuda a retirar a gordura que fica ocluindo os poros e deve ser feito sempre por profissionais especializados. A frequência para repetir as sessões de tratamento varia de acordo com cada pessoa, mas uma vez a cada um ou dois meses, normalmente, é ideal”, diz o dermatologista Dr. Cristiano.

4.De olho na alimentação

Os alimentos que ingerimos influenciam a nossa saúde como um todo e, na pele, acabam também interferindo na produção das glândulas sebáceas. Dietas com grandes quantidades de leite, açúcar e carboidratos, que são comidas com alto teor inflamatório, incentivam a produção de insulina pelo corpo, um dos hormônios que interfere na quantidade de sebo secretado, deixando, assim, a face mais oleosa.

“Pesquisas recentes mostraram que substâncias antioxidantes ajudam a melhorar a acne, porque auxiliam na diminuição da inflamação. Por conta disso, uma alimentação equilibrada, com ingestão de vitamina C, frutas e legumes tem uma ação efetiva sobre a pele oleosa e espinhas”, ensina o Dr. Cristiano Kakihara.

5.Fique longe desses componentes

“Produtos que contenham enxofre e álcool devem ser evitados. Essas substâncias ressecam o rosto em excesso, podendo causar o chamado efeito rebote, que é quando o organismo entende que algo está errado e produz mais sebo para se proteger. Além disso, outra dica é evitar produtos esfoliantes, principalmente para quem já usa loções que possuam ácido. Normalmente, esse tipo de cosmético tem esferas muito abrasantes, que machucam a pele”, indica o Dr. Cristiano Kakihara.

6.Não esprema espinhas

Nem sempre é fácil manter as mãos longe das espinhas. Porém, o hábito de espremê-las pode aumentar a infecção da pústula, afinal os nossos dedos contém sujeiras que pioram a inflamação. Além disso, essa atitude pode causar cicatrizes e até fazer com que mais espinhas surjam. Isso ocorre, pois quando o sebo é liberado de dentro do poro, as bactérias que ficam presentes na pele e se alimentam dele aumentam suas atividades e há o risco de uma nova elevação inflamatória surgir.

7.Evite usar maquiagem em excesso

Camadas demais são prejudiciais à pele oleosa, pois facilitam a obstrução dos poros. Por isso, na hora da maquiagem, o ideal é preferir produtos de cobertura mais leve e sem textura oleosa. “Cobrir a acne com cosméticos pode até piorá-la. Hoje, várias opções de filtro solar já possuem cor e são uma alternativa para quem quer disfarçar uma espinha, além de já proteger o rosto da ação dos raios solares”, finaliza o dermatologista Dr. Cristiano.

Outra preocupação essencial quando falamos sobre maquiagem e pele oleosa é no momento de retirá-la. Dormir com os produtos sobre a pele leva a piora das espinhas e até ao surgimento de novas. Para evitar esse quadro, o ideal é lavar o rosto com um sabonete facial e, depois, finalizar a limpeza com a água micelar.

8.Espante o estresse para longe

Não tem como negar, o estresse e a ansiedade são vilões para o nosso corpo e acabam interferindo de forma geral na saúde. Essas condições também trazem problemas para a pele, pois aumentam a produção do hormônio cortisol, que incentiva a secreção das glândulas sebáceas. Claro que não é fácil apenas eliminar as preocupações do dia a dia, mas tirar um tempo para si, praticar esportes ou ter um hobby podem ajudar a trazer momentos de relaxamento para a rotina.

9.Não se preocupe tanto assim com ela

Como falamos acima, as chances da pele oleosa ser uma condição genética e não um problema hormonal são grandes. Por isso, não existe uma “cura” para ela, mas hábitos e tratamentos que controlam o excesso de sebo produzido. Se estressar com isso apenas piorará o quadro, então respire fundo e não se preocupe tanto com o brilho aparente. Uma rotina saudável e consciente com a pele ajudará muito a mantê-la em equilíbrio. Se alimentar bem, tomar água, usar os produtos corretos e ficar em harmonia com você mesmo são ótimos passos para relaxar e cuidar dela sem encanações.

(m de mulher)

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300