RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

A importância de ser atendido especialistas

A Neopharma também possui licença do Ministério da Agricultura para manipulação de produtos

Por Beatriz Rodas
11/04/2017 • 16h51
Compartilhar

O reconhecimento da ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas) é um dos diferenciais mais destacados por farmácias de manipulação de produtos homeopáticos em todo o Brasil. E é uma das buscas constantes de empresas do setor por se tratar de uma espécie de “garantia” de que a manipulação de fórmulas é feita por profissionais reconhecidamente especializados. Ou seja, não é algo simples de ser obtido - é preciso comprovação de que a empresa possui equipe responsável e treinada para formulação de medicamentos de acordo com prescrição médica e com garantia da procedência dos produtos utilizados.
Em Três Lagoas, a Neopharma – empresa aberta em maio de 2009 - possui certificado da ABFH e manipula receitas em laboratório específico, com controle de qualidade em homeopatia, exatamente como preconiza a Associação e também de acordo com a legislação brasileira para controle da qualidade de produtos farmacêuticos. 


O laboratório ainda possui cabines de manipulação de medicamentos controlados, hormônios, antibióticos e citostáticos, além da formulação de dermocosméticos. 
A Neopharma também possui licença do Ministério da Agricultura para produtos veterinários manipulados por profissionais com especialização técnica e com padrões de qualidade comparados aos dos grandes centros do país.   


Com estrutura completa e pessoal treinado – atualmente com três farmacêuticas na equipe –, a Neopharma é ganhadora de prêmios de melhor atendimento ao cliente entre farmácias de manipulação de Três Lagoas, afirma Sabrina Moura Medeiros, farmacêutica com especialização em bioquímica, com título de especialista em homeopatia.


“O atendimento é ponto fundamental, que complementa a entrega de um bom produto ao cliente”, destaca Sabrina. Por esta equipe, é possível oferecer atendimento profissional qualificado, de homeopatia e de alopatia, com medicamentos naturais ou químicos. E aí entra a necessidade de explicações que nem sempre o paciente encontra. Afinal, quando e por quê usar um medicamento homeopático. “A homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento a um paciente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. É o que chamamos de ‘tratar o igual com o igual’, em busca da prevenção a uma doença, enquanto que na alopatia ocorre a administração de um ou mais componentes químicos, que agem no alívio ou cura de uma doença”, resume a especialista.


Segundo literatura disponível, a homeopatia chegou ao Brasil em 1840 trazida por médicos franceses. Mas, quase um século e meio depois, em 1980, foi reconhecida como uma especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e no ano seguinte pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 1996, o Conselho Federal de Medicina Veterinária ?também reconheceu a homeopatia como especialidade. Hoje, muitos profissionais administram a técnica e apontam alternativas para pacientes que optam pela prevenção, por meio da reparação de medicamentos a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais), das quais existe um conhecimento prévio da sua potencialidade curativa e de pesquisas.

“Esses medicamentos passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, tratando as doenças pela semelhança, ou seja, o que é capaz de produzir a doença também é capaz de curá-la”, afirma Sabrina.
Para se tornar um homeopata, o profissional especialista em homeopatia, é necessária graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.

NOVIDADES
Uma das preocupações da Neopharma é uma constante busca por novidades no mercado, com investimento em produtos – inclusive importados -, equipamentos e em especialização. “Estamos sempre atentos às novidades que surgem no mercado de medicamentos, em busca de novos produtos e de sugestões que podemos fazer à clientela. Estamos permanentemente em contato com importadores para abastecer o mercado de Três Lagoas”. 


Outro diferencial da empresa, diz Sabrina, é a especialização da equipe. “Essa é uma preocupação constante. Por isso, participamos de congressos, cursos de aperfeiçoamento e de acompanhamento da evolução de nosso ramo”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E