RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

A Puericultura cuidando da saúde do seu filho

Um adulto saudável é resultado dos 1000 primeiros dias de vida de um bebê

Por Redação
05/04/2017 • 16h46
Compartilhar

A Puericultura baseia-se em consultas regulares ao pediatra e tem por finalidade a avaliação e supervisão do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido, do lactente e da criança, da infância a puberdade, de forma integral prevenindo doenças físicas e psíquicas, mas também na integração de práticas para a promoção da saúde física e mental como um todo.


Ao nascer, o bebê depende do cuidado, do amor e da proteção para não sofrer riscos à sua vida e à saúde, explica a especialista Karina Moura Dias. O cuidado familiar da mãe e do pai é muito importante no cuidado necessário para o crescimento e desenvolvimento físico e psíquico de uma criança. “Os pais têm dúvidas e receios sobre cuidados com seus filhos e se preocupam com o desenvolvimento e o crescimento saudável deles. É com a Puericultura que todas as dúvidas são esclarecidas e os problemas detectados para serem resolvidos sem agravo à saúde”, disse.


Segundo a médica, a Puericultura estimula e direciona a família a manter as boas práticas de saúde, pensando no desenvolvimento e crescimento, assim como atua na prevenção do adoecer tendo a possibilidade de o pediatra intervir de forma precoce nos primeiros sintomas e sinais e orientar os cuidados adequados para sua saúde na promoção e na prevenção.


As ações de incentivo à saúde compreendem a orientação de cuidados com a higiene, alimentação, estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor e crescimento. As ações preventivas de agravos compreendem a vacinação, os cuidados com acidentes no lar e a identificação com tratamento precoce de problemas de saúde detectados.


Ações preventivas que correspondem ao atendimento de puericultura:
1 - Higiene física
Supervisão da higiene corporal, bucal e da estrutura existente no lar. Levantamento das condições oferecidas à criança em termos de espaço físico e a frequência a ambientes saudáveis, como parques de diversão e prática de atividades físicas.


2 - Higiene anti-infecciosa
Acompanhar e aconselhar os pais durante o processo de vacinação, detectar precocemente e eliminar quadros infecciosos que possam prejudicar o organismo em desenvolvimento e crescimento.


3 - Higiene mental
Abordagem junto à família, da dinâmica domiciliar, e aconselhar aos pais sobre como lidar com os distúrbios emocionais próprios da infância, ou com as dificuldades escolares e de socialização.


4 - Higiene do crescimento
Aferição periódica de todos os indicativos de crescimento e ganho de peso adequados, prevenção do sobrepeso.


5 - Higiene alimentar
Aconselhamento aos pais quanto aos melhores nutrientes a serem ofertados em cada etapa da vida da criança e que possam servir de arcabouço para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.


A Puericultura é, então, a área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. O método não só observa cada um desses aspectos, como também avalia como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta. Assim, é possível detectar problemas precocemente, prevenir que problemas de saúde evoluam através de acompanhamento, estabelecer diagnósticos de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.


Um adulto saudável é resultado dos 1000 primeiros dias de vida que corresponde desde a fecundação até os dois anos de vida, orientado pelo pediatra e muito bem cuidado com afeto, amor, disciplina, carinho, dedicação e alegria pelos pais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E